Sexta, 21 de Novembro de 2025 02:34
75 98160-8722
Polícia NEAM

Secretário de Segurança Pública inaugura Núcleo Especial de Atendimento à Mulher em Santo Amaro da Purificação

Marcelo Werner esteve na cidade na manhã desta terça-feira (07) e falou sobre a importância dessas unidades no enfrentamento, prevenção e repressão de qualquer tipo de violência contra as mulheres.

07/11/2023 16h37 Atualizada há 2 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Secretário Marcelo Werner - Foto: Boca de Forno News 

O secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia Marcelo Werner esteve na cidade de Santo Amaro da Purificação, na manhã desta terça-feira (07), entregando uma nova Núcleo de Atendimento à Mulher. O secretário ressaltou a importância do fortalecimento da política estadual de enfretamento da violência contra a mulher. “Já são 25 unidades de delegacias e núcleos de atendimento especial a mulher na Bahia. Essas unidades tem um atendimento diferenciado não apenas as mulheres vítimas de agressão como também ao enfrentamento, prevenção e repressão de qualquer tipo de violência contra elas”, afirmou.

Essa é a terceira unidade NEAM que o Governo inaugura no interior do estado e isso representa, diz o secretário, uma melhora no atendimento as mulheres que buscam esses serviços. “Você pode ver que temos uma sala de acolhimento, uma recepção com profissionais especializados para fazer esse atendimento, aproximando a mulher vítima de qualquer tipo de violência da Polícia Civil”.

O Núcleo entregue está totalmente reformado para acolher toda a mulher vítima de abuso nessa região. “Estamos fazendo hoje a sua inauguração junto com a prefeita Alessandra Gomes. Precisamos acolher essa mulher para que ela não seja revitimizada. Temos que trata-la de forma diferente não somente aqui na unidade, como também em seu núcleo familiar porque muitas delas vêm acompanhadas de seus filhos. Tem que haver um atendimento psicológico, dando a elas também assistência necessária”.

E é aí que entra o município ao qual a unidade está situada. Em Santo Amaro, destaca o secretário, tem-se o privilégio de ter uma Secretaria voltada para as mulheres, assim como o Governo do Estado tem, de forma inovadora. “Essa parceria é importante para que haja a assistência completa daquela mulher que foi vítima de violência. Não só para ela como para a sua família também”.

O NEAM atenderá a cidade de Santo Amaro e, se houver alguma ocorrência na região e a mulher se dirigir a unidade, terá sim um atendimento. “Mas ela vai constar na 3ª Coorpin (Coordenaria Regional de Polícia) situada em Santo Amaro. O público principal são as cidadãs de Santo Amaro”.

Foto: Boca de Forno News

Sala Lilás no DPT

A Sala Lilás no Departamento de Polícia Técnica (DPT) é uma sala onde existe um atendimento diferenciado para aquela mulher que é vítima de violência. “Assim como o NEAM tem um atendimento diferenciado, de acolhimento inclusive da família como disse antes, a Sala Lilás é de igual sorte. A vítima é recepcionada com profissionais que são especializados para aquele tipo de atendimento, como disse antes, para que não haja revitimização, porque é um atendimento delicado”.

A sala é usada quando é dado o encaminhamento para o teste de corpo de delito para que a pessoa possa comprovar a eventual violência sexual que sofreu. “Já temos uma sala funcionando na capital, inauguramos a primeira do interior do estado esse ano em Barreiras e a previsão é que tenhamos diversas outras até o ano que vem já em funcionamento, com a chegada inclusive dos peritos técnicos e criminais e médicos que serão formados no concurso que está em andamento”, explica.

Casa da Mulher Brasileira

Em Salvador, existe a Casa da Mulher. Essa é uma iniciativa inovadora para o acolhimento e atendimento das cidadãs, pois reúne em um mesmo espaço serviços variados e especializados de juizado, polícia, defensoria, apoio psicossocial e etc. Com ela, a Secretaria de Políticas para as Mulheres quer ampliar a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência, através de parceria com o Ministério das Mulheres. O objetivo é construir três unidades da Casa da Mulher Brasileira para o Estado do Bahia, o pedido foi feito ao Ministério da Mulher pela secretária Elisangela Araújo e reforçado em reunião com a representante da pasta, Aline Yamamoto, que é diretora de Proteção de Direitos da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.  

A previsão é de que ela será entregue até o final desse ano na capital baiana. “Lá teremos todas as Secretarias trabalhando juntas. Essa é uma diretriz do governador Jerônimo, que possamos trabalhar todas as temáticas de forma transversa. A SSP dialoga com todas as Secretarias para que possamos dentro daquele espaço dar todo o atendimento, assistência e cuidado necessário a mulher”.

Há tratativas ainda do Jerônimo com o Governo Federal para que haja a recepção de até mais três dessas Casas no estado, salienta Werner. “Serão muito bem vindas. Esperamos que realmee aconteça”.

Novos policiais

Questionado sobre se haverá concurso público para novos policiais civis, Werner afirmou que, de forma inédita, está com concursos em andamento para as quatro forças de segurança. “Até o meio do ano que vem serão mais 4.500 novos policiais militares, civis, bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que estarão tomando posse. Na Academia de Polícia Civil, há duas semanas, começou o curso de formação profissional. Pensamos ele para ser o melhor de todos os tempos com assuntos atuais, com técnicas de operação, armamento e tiro, tecnologia, crimes especiais para que eles tenham toda a capacitação completa nos dois meses e meio que estarão em formação”.

A previsão é que esse curso seja concluído no final de janeiro e que o secretário consiga, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, dar posse de imediato a esses 800 policiais. “O governador autorizou ainda a chamada dos excedentes. Isso é um reforço a mais porque, após esses 800, mais 300 irão para a Acadepol para fazer sua formação e somar a esses 800, aos quais a previsão é de que já em fevereiro esteja reforçando a polícia não só na capital baiana como no interior do estado”, explica.

Balanço do combate ao crime organizado no estado

Werner falou ainda sobre o balanço no combate ao crime organizado na Bahia. Ele disse que vem trabalhando no combate aos três I’s. “São três eixos muito importantes. A Integração, a Inteligência e o Investimento. A integração tem sido entre as forças de segurança e os municípios, não só nas parcerias com as Prefeituras como também das Guardas Municipais que fazem parte do sistema de segurança e defesa social com a comunidade, que vem interagindo muito, reconhecendo e confiando no trabalho da polícia”.

Existe ainda o alinhamento forte entre os Governo Federal e Estadual. “Instituímos esse ano a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), onde no mesmo ambiente ficam policiais civis, militares e federais e, em breve, policiais Rodoviários Federais também, fortalecendo as ações de combate ao crime organizado”.

Esse trabalho de integração vem fortalecendo a divisão de formação de inteligência, o que norteia as políticas de segurança pública e o policiamento, direcionando-o a partir dos dados das evidências das ocorrências para que a SSP possa combater. “Sabemos que as facções e organizações criminosas são as grandes causadoras da violência no nosso estado. 85% dos crimes violentos são decorrentes não apenas da disputa entre eles, mas da opressão que eles fazem nas comunidades onde eles tentam se implementar, a pessoas que são dependentes de drogas que também acabam sendo vítimas por conta desse abuso excessivo e fomento do tráfico de drogas para o uso cada vez maior do entorpecente”.

O governo tem feito ainda diversos investimentos, como o feito no NEAM. “Já foram 47 novas unidades que foram inauguradas. Entregamos viaturas novas para a PM, a PC estamos em processo de aquisição. Tivemos a compra de fuzis, de softwares de inteligência, equipamentos para os Bombeiros, para o DPT. Não apenas investimento de meios como também do nosso pessoal. O nosso maior patrimônio é a pessoa, o policial. Estamos investindo muito na capacitação continuada desse policial para que possamos através do trabalho de integração e inteligência fazer aquela repressão qualificada e fazer o trabalho de prevenção e possamos melhorar”.

Com todo esse investimento, destaca o secretário, os números vão acontecendo. “Apreendemos um número recorde de fuzis esse ano, 53, mais de 4.500 armas tiradas de circulação, 14 mil pessoas presas por diversos delitos, diminuição dos principais índices de violência a partir do fortalecimento da pasta da SSP-BA e do nosso trabalho. Os números são os melhores possíveis para esses dez meses”.

Festas no estado

Nestes dez meses houveram ainda várias festas em todo o estado em que houveram recorde do público por ser um período pós-pandemia, diz Marcelo. “Todas as festas grandes em todo o estado de Carnaval, Micareta, Santo Antonio, São João, São Pedro e outras em que investimos em tecnologia e todas elas foram tidas como de sucesso e sem crimes graves. Formamos ainda várias frentes com operações pesadas. São muitos sucessos e ações exitosas. Sabemos que é o início de um trabalho e temos muito pé no chão em relação a isso. Seguimos com o apoio do Governo do Estado, das Prefeituras e das diversas Secretarias porque segurança não é apenas polícia”.

Werner ressaltou a importância de se investir em educação para não deixar as crianças com tempo vago e serem assediados pelo crime com a promessa de dinheiro fácil. “Aquilo começa a ser um episódio de terror não apenas para a criança, como também para toda a sua família que é impactada através do crime”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.