Os agentes comunitários de saúde estiveram na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (9), para falar sobre o projeto de lei de nº 012/2022 que versa sobre o piso salarial da categoria. Nelson do Rosário, representante do Sindicato dos Agentes Comunitários de Feira de Santana. Segundo Nelson, o projeto havia sido enviado pelo prefeito Colbert Martins que foi retirado quando os vereadores fizeram as emendas.
“Foi retirado na semana passada e reencaminhado na última quinta-feira (4). Hoje ele foi lido na Câmara e conseguimos com duas comissões, a de Constituição, Justiça e Redação e a de Finanças, Orçamento e Fiscalização, para que o processo fosse acelerado e amanhã o projeto entre em votação”, afirmou.
A reinvindicação é que o projeto seja aprovado na integra para fazer jus a emenda 120, aprovada no dia 5 de maio, garante a categoria. A emenda prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias a ser bancado pela União.
São ao todo que trabalham com o individuo como um todo, desde a gestação até a sua maioridade. “Acompanhamos a gestante em seu pré-natal, a criança em seu desenvolvimento, os adolescentes e adultos encaminhando para atendimento nas unidades de saúde e aqueles que tem alguma patologia, se está tomando a medicação correta”, disse.
Com informações do repórter Edvaldo Peixoto
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas