A Organização Mundial da Saúde (OMS), calcula que 235 milhões de pessoas no mundo são portadoras de asma. No Brasil, a doença atinge entre 10% e 25% da população, o que representa de 20 a 50 milhões de pessoas. Quem conhece pessoas com problemas crônicos de respiração sabe que, ao convidá-las para uma caminhada mais forte, é possível perceber o receio que elas têm de uma possível crise.
Muitos portadores de asma não somente evitam os exercícios, como encaram a “bombinha” (dispositivo com remédio bronco-dilatador), como a única forma de afastar o perigo do fechamento das vias aéreas. Mas um estudo recente, feito no Brasil, tende a mudar essa programação.
A pesquisa publicada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, avaliou o impacto da atividade física em pacientes asmáticos entre 20 e 59 anos, cujos sintomas estavam controlados com medicamentos e que tinham sido monitorados por seus médicos há pelo menos seis meses. O estudo concluiu que pessoas asmáticas que fazem exercícios aeróbicos ao menos três vezes por semana, por ao menos 30 minutos, conseguem inibir as crises.
“Sedentarismo, obesidade e tabagismo aumentam a tendência de crises de asma. A prática de exercícios, por outro lado, expande a capacidade pulmonar. Para isso, entretanto, o paciente precisa estar com a doença controlada”, explica o Coordenador Geral e educador físico, Nilton Mendes, da Rede Alpha Fitness.
Algumas vezes, os sintomas podem aparecer após a prática de atividade, o que leva muitas pessoas a acreditarem que a doença é incapacitante, mas o que muitos não sabem, é que manter uma rotina de atividades físicas faz parte do tratamento contra a asma.
O hábito da prática esportiva fortalece a musculatura do tórax, promovendo assim a expansão pulmões e tornando a ventilação pulmonar mais eficaz.
“O indivíduo deve optar por exercício aeróbico de intensidade moderada; como caminhada, natação, dança ou até mesmo bike. O ideal é manter sempre o acompanhamento do médico e de um educador físico”, explica Nilton.
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental
Saúde Vacinação contra a gripe avança em Feira e ultrapassa as 138 mil aplicações em 2025 
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva



