Usada na prevenção dos tipos mais graves de tuberculose, a vacina BCG corre o risco desabastecimento no estoque em todo o país. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ainda não há motivo para se preocupar, mas houve redução. A Bahia recebeu 45 mil doses, em maio, e 45 mil em junho, o que é cerca de 1/3 da necessidade mensal do estado, que é de 150 mil a 200 mil doses.
“Em termos práticos, ainda não vemos o reflexo desse desabastecimento na Bahia, mas estamos tomando muito cuidado e vamos emitir alerta para que os municípios se empenhem em otimizar o uso do imunizante. Cada ampola da BCG tem de 10 a 20 doses do imunizante que, depois de aberta, possui uma validade de 6 horas. Mas a prioridade sempre é a criança, mesmo que apenas uma apareça no dia, ela deve ser vacinada, mesmo que as doses restantes sejam perdidas. Por isso, a necessidade de que os municípios tenham estratégias que não só otimizem a aplicação, mas que também não criem barreiras de acesso a essas doses”, explica o técnico da Coordenação Estadual de Imunização, Ramon Saavedra.
Em 29 de abril, o Ministério da Saúde emitiu, por ofício, a informação de que a partir de maio, e por 9 meses, iria reduzir a quantidade de doses de vacina BCG aos estados e que estes deveriam fazer uso racional das quantidades enviadas.
Interdição
De acordo com a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), a dificuldade de produção da vacina começou desde que a única fábrica nacional, a Fundação Ataulpho de Paiva (FAP), foi interditada por não cumprir exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Prevenção
Diante disso, o Ministério da Saúde enviou o comunicado em maio, prevendo falta e pedindo aos estados que criassem estratégias.
O rompimento do fornecimento da vacina BCG afeta as redes públicas e particulares de saúde e com a redução do fornecimento, afirma a ABCVAC, e alguns estados já começaram o racionamento do imunizante no intuito de evitar o desabastecimento.
Em Salvador, esse cuidado sempre foi tomado, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, justamente pela formulação da BCG.
“Uma vez diluída, ela só pode ser usada por 6 horas, então, para que possamos aproveitar essas doses, então temos dias de BCG, com unidades específicas realizando a aplicação delas em alguns dias da semana. Outra estratégia que usamos é a de aplicar os imunizantes quando os bebês ainda estão na maternidade. A verdade é que Salvador aproveita muito essas vacinas, pois além dos bebês daqui, muitas mães de outras cidades vêm ter seus filhos na capital, que tomam a vacina”, explica.
Doiane salienta que os postos em Salvador ainda não estão sentindo esse desabastecimento e que a SMS continua fazendo vários movimentos para que as pessoas entendam a importância da BCG e voltem a vacinar seus filhos, com essa e outras vacinas, já que a queda na cobertura das vacinas iniciais aumentou nos últimos anos. “Temos feito um movimento junto a Secretária Municipal da Educação e o Ministério Público, onde, na matrícula escolar, é solicitada a apresentação da caderneta de vacinação em dia, por exemplo”, detalha Doiane.
Importância
A vacina BCG é uma das primeiras que tomamos na vida e Doiane Lemos destaca que, ao longo dos anos, o imunizante mais do que deixou evidente o seu potencial de longevidade dada aos vacinados.
“Muitas crianças não morrem por causa dela, então precisamos focar em sensibilizar os pais quanto a importância de levar seus filhos aos postos e manter a caderneta de vacinação em dia”, alerta.
De acordo com Ramon Saavedra da Sesab, mesmo que a pandemia tenha agravado a queda na cobertura vacinal, isso já vem acontecendo há mais tempo.
“A queda, que é um verdadeiro problema de saúde pública, vem acontecendo desde 2016. Só para ter ideia, a cobertura, em 2015, na Bahia foi de 102,9%, enquanto em 2021 foi de apenas 59,5%. Já os dados parciais do 1º semestre de 2022 apontam que 45,93% do público alvo, que é de crianças menores de 1 ano, foi vacinado. Mas já começamos a perceber que a rotina de vacinação está sendo retomada e as pessoas têm ido aos postos tomar outros imunizantes além do que combate a Covid-19", aponta.
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental
Saúde Vacinação contra a gripe avança em Feira e ultrapassa as 138 mil aplicações em 2025 
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva



