Poucas horas após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) referendar, por 6 votos a 3, o rol taxativo de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidades representativas e pais de pessoas com autismo, em tratamento de câncer e doenças diversas anunciaram que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, Andrea Werner, logo após a decisão do STJ, advogados de planos de saúde entraram com petições para derrubar liminares de usuários com tratamento garantido por meio de liminares.
Para a advogada Luciana Munhoz, mestre em bioética, o caráter taxativo do rol limita a possibilidade dos usuários de se utilizarem do plano para determinados procedimentos de saúde. Ela acredita que a decisão vai sobrecarregar o sistema único de saúde. “Certamente, a decisão do STJ pode causar uma pressão muito maior de judicialização no SUS, tendo em vista que a saúde é um direito que tem que ser entregue pelo Estado”, analisa a especialista.
Vitor Boaventura, advogado especialista em direito do seguro considera o entendimento do STJ um prejuízo aos direitos dos consumidores e consumidoras de planos de saúde no Brasil. “Lamentavelmente, hoje, com a chancela do STJ, se torna um instrumento dos planos de saúde contra a pretensão legítima de cobertura dos consumidores e consumidoras do sistema. Além de reajustes de 2 dígitos, os consumidores e consumidoras de planos de saúde devem estar preparados para negativas em série por parte dos planos, sobretudo naqueles casos em que a prescrição médica do tratamento adequado para as suas enfermidades, não constar do rol da ANS”.
O advogado Marcio Vieira Souto Costa, representando a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), rebate as críticas e diz que “ao contrário de alegações divulgadas, na verdade, o rol taxativo garante o acesso a tratamentos seguros, avaliados e reconhecidos por reguladores e órgãos responsáveis pelo atendimento à saúde, a semelhança do que ocorre em todo o mundo".
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (12) falou sobre saúde mental
Saúde Vacinação contra a gripe avança em Feira e ultrapassa as 138 mil aplicações em 2025 
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva



