Empossado novo secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Dr. José Antônio Maia realizou hoje uma visita à Penitenciária Lemos Brito, no complexo da Mata Escura, que abriga 1.400 internos, conhecendo de perto as condições do presídio, em especial a segurança da unidade.
Recebido pelos diretores de unidades, policiais militares e agentes penitenciários, sobretudo do Grupo de Operações Especiais, o novo titular da pasta disse que aspira transformar a Penitenciária Lemos Brito numa unidade diferenciada, começando com o processo de monitoração dos presos, modelo que pretende implantar em todo o Estado, com instalação de câmaras e outros equipamentos de fiscalização, para garantir maior segurança das unidades, dos internos, seus familiares, servidores e todos que por ali transitam.
Uma das preocupações do novo secretário é com o ingresso dos novos detentos, procurando separar integrantes de grupos e facções, dos apenados com crimes de menor gravidade, procurando, assim, evitar e prevenir rebeliões e motins. Para tanto vai reforçar a chamada “Porta de Entrada”, estabelecendo uma cuidadosa e estudada triagem levando em conta o grau de periculosidade dos apenados e sua condição de réu primário ou de reincidente.
O secretário José Antônio Maia pretende trazer ideias inovadoras e participativas para o sistema prisional baiano, uma delas, anunciada hoje, será a criação do Grupo de Intervenção Rápida, o GIR, para ajudar na abertura e fechamento dos estabelecimentos penitenciários. Esse é um projeto já desenvolvido em outros estados, mas que ele vai aperfeiçoar e implementar na Bahia.
Depois da visita a Lemos Brito, o secretário seguiu para Ilhéus, iniciando uma série de visitas de inspeção as outras unidades prisionais baianas, escolhendo a terra de Jorge Amado porque pretende instalar uma nova unidade prisional no município, mais ampla e já dotada de todos os recursos de tecnologia que pretende implantar em Mata Escura e, gradativamente, nos demais estabelecimentos prisionais do Estado.
O novo secretário disse que sua atuação na pasta será pautada na dignidade da pessoa humana e de todos os meios para a ressocialização, ligado às pessoas em privação de liberdade e seus familiares. Mas, fez questão de frisar que não abrirá mão da ordem, disciplina e respeito nas unidades prisionais. Para tanto acompanhará todas as ações da secretaria, tanto na área administrativa como nas demais de competência exclusiva da pasta.
Polícia Suspeito de mandar matar empresário em Feira de Santana é preso em hospital dois anos após o crime; relembre
Segurança Pública Governo da Bahia institui comitê de monitoramento de operações de segurança pública para aperfeiçoar trabalho policial
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia 
Mín. 21° Máx. 22°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva



