A oposição tem criticado duramente a situação da segurança pública no estado da Bahia. Questionado sobre se teria um plano para essa área, o governador Rui Costa afirmou que não pode pedir que a oposição elogie até porque ela é feita para criticar. O que fez anteriormente, ressalta Rui, foi fazer comparações do seu governo com os governos anteriores. "Segurança é algo que nenhum estado resolveu e não vai. Temos um problema crônico que não depende das polícias. Dependemos do sistema judicial brasileiro e da regra de combate ao crime", explica.
Como exemplo, Rui falou sobre a lei que diz que pode-se colocar em liberdade provisória quem teve bom comportamento na cadeia. Esse preso poderia passar o Natal ou outras festas em casa, mesmo que o crime seja de homicídio. "Dos 200 presos que foram passar o Natal em casa, só a metade voltou para a cadeia. Esses 100 já saem cometendo crimes. Na mesma semana em que foram soltos, voltou a pipocar mortes em vários locais porque eles voltaram para disputar o comando de lá que ele havia perdido porque estava preso. Isso nos dá um trabalho danado prender mais 100 pessoas com o dinheiro do povo, ou seja, prender de novo quem já estava preso", diz.
Rui disse que não culpa o juiz porque ele cumpre apenas o que está na lei. "O que está errado é o que está na lei. Não tem como resolver isso. Eu não posso fazer nada porque a lei não é estadual e não está ao nosso alcance. E ficamos enxugando gelo", reclamou.
Para o governador, ou o Brasil muda as suas leis criminais ou nada vai mudar na segurança pública do país. "E eu não quero leis de fundo de quintal. Quero que o Brasil pense grande e compare com as leis da Inglaterra, Alemanha. Tem que pensar grande. Temos que levar a sério essa questão no Brasil. A lei deve ser extremamente rigorosa com pessoas presas com armamento pesado e dar uma pena alternativa a quem entra no supermercado para roubar comida. Esse roubo não mata pessoas", finalizou.
Polícia Suspeito de mandar matar empresário em Feira de Santana é preso em hospital dois anos após o crime; relembre
Segurança Pública Governo da Bahia institui comitê de monitoramento de operações de segurança pública para aperfeiçoar trabalho policial
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia 
Mín. 21° Máx. 22°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva



