O coronel Adalberto Piton assumiu, no lugar do coronel PM Nilton Paixão, o Comando de Policiamento Regional Leste de Feira de Santana (CPRL), nesta quinta-feira (09). Coronel Piton disse que sabe que há uma expectativa muito grande da comunidade, que está a pouco mais de três dias em Feira de Santana fazendo estudos e conhecendo as operações desenvolvidas.
Ele está ainda mantendo contato com alguns segmentos da sociedade, ouvindo-os para poder redimensionar e otimizar o que já existe. “O que temos de imediato é a aplicação de uma operação de intensificação no centro da cidade onde vamos aplicar o pessoal do administrativo. Já pedimos ao comandante a possibilidade de nos enviar a aeronave para fazer operações aéreas na cidade em datas que sejam possíveis”, afirmou.
Ainda conforme o coronel, existe a necessidade de se trabalhar em cima da prevenção e para isso precisará da colaboração de todos os segmentos da sociedade. “Peço um tempo para que possamos ajustar a estratégia. Evidentemente não vamos revelar detalhes dela porque ainda preciso conversar com os segmentos da segurança pública. Quero lembrar a todos que Polícia Militar é uma peça da engrenagem, não somos todo o sistema. Precisamos atacar de forma integrada os principais problemas de segurança de Feira de Santana e região”, disse.
O comandante fez um estudo preliminar e viu que Feira de Santana tem a média de pouco mais de 1% de homicídios diários. Ele disse que trabalha com o pacto pela vida em que há um estudo comparativo diário. “Nós somos monitorados diariamente. Tive a sorte de receber das mãos do Coronel Nilton Paixão uma redução, no segundo semestre desse ano, de 29% na taxa de homicídios”, falou.
Ainda segundo o novo comandante, nas reuniões estratégicas que participa em Salvador com a cúpula da Segurança Pública para avaliar os índices criminais, Feira de Santana está com um farol verde. “Isso significa que a cidade vem cumprindo as metas, mas não podemos baixar a guarda. Estou fazendo um estudo da mancha criminal da cidade, onde há a maior incidência de homicídios. Não fazendo apenas a análise quantitativa, mas a qualitativa”.
Para isso, o comandante precisa contar com a Polícia Civil, com a Polícia Rodoviária Federal, com a Polícia Federal, com a Guarda Municipal e com todos os órgãos de segurança que possam ajudar a Polícia Militar nesse trabalho.
Tráfico de drogas
Sobre a ligação dos homicídios com tráfico de drogas, o Coronel Piton confirmou que ela existe. “Existem grupos que se rivalizam na venda de materiais entorpecentes e isso reflete nos homicídios, que é um tipo de crime muito difícil de se prevenir porque a vítima fica perambulando pelo ambiente em que está sendo ameaçada e muitas vezes é assassinada até dentro de casa”, lamentou.
O homicídio, na opinião do comandante, é um dos mais graves porque atinge a vida, que é o bem maior. “É triste ver jovens que, infelizmente, não tiveram oportunidades sendo assassinados. Não sou da tese do bandido bom é bandido morto, mas a nossa tropa é preparada, instruída e vai para cima. Vamos continuar combatendo para manter os índices dentro de um nível suportável”, explica.
Saúde mental do PM
O comandante disse que teve a alegria de encontrar o Centro de Valorização do Policial Militar (Cevap), que ajuda o policial com psicólogo e vários profissionais. “É uma equipe multidisciplinar e precisamos ampliar algumas necessidades logísticas desse centro", disse.
Coronel Piton destacou que o comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, tem recomendado que se cuide da saúde mental da tropa porque eles lidam diariamente com a violência e isso afeta a sua psique. “Dentro do meu plano de comando pretendo cuidar das dimensões do ser humano. Não só da saúde física, mas também da mental e espiritual para que consigamos trabalhar em paz e em condições", finalizou.
Polícia Operação Reconecta resulta em prisão em flagrante e identifica nova modalidade de furto de veículos em Feira de Santana
Drogas Polícia Civil apreende drogas, balança de precisão e outros materiais ilícitos em Feira de Santana
Prisão PM e agente terceirizado são presos por suspeita de participação na morte de advogada baiana, prima de Mara Maravilha
Mais um Polícia Federal pede abertura de terceiro inquérito contra Lulinha
Indiciado Homem filmado se masturbando em academia de condomínio na Bahia é indiciado por importunação sexual
Polícia Operação Vale da Paz resulta em prisão em flagrante por tráfico de drogas em Anguera 
Mín. 16° Máx. 30°
Mín. 17° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 32°
Tempo limpo


