Quarta, 20 de Outubro de 2021 00:57
75 9 9842 0146
Saúde Campanha

Programas de rádio se unem no combate e prevenção do câncer de mama e de próstata

Os programas Boca de Forno, Levante a Voz e Jornal da Hora da Rádio Sociedade News FM 102.1 apoiarão as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

09/10/2021 14h41 Atualizada há 1 semana
27
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O câncer de mama é o tipo de câncer com maior incidência no mundo. Em um levantamento divulgado pelo Global Cancer Observatory (GCO) revela que, no último ano, o câncer de mama foi responsável por 11,7% dos novos casos de câncer no mundo, com 2,26 milhões de casos registrados. Esses números fizeram com que ele se tornasse a doença oncológica mais diagnosticada em 2020, superando o câncer de pulmão, que teve 2,2 milhões de novos casos.

A campanha Outubro Rosa é realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade para quem sofre com a enfermidade.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) ressalta que o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. 

Assim como o Outubro Rosa é voltado para o câncer de mama, com maior incidência entre as mulheres, o Novembro Azul é voltado para a conscientização do homem porque ainda existe muito preconceito envolvido nos exames que detectam essa doença. E, segundo o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Entendendo a importância de se falar sobre o assunto, os programas Boca de Forno, Levante a Voz e Jornal da Hora da Rádio Sociedade News FM 102.1 se uniram para apoiar as campanhas preventivas Outubro Rosa e Novembro Azul. Durante 45 dias os programas estarão com ações para divulgação das atividades envolvendo as campanhas. O objetivo é o de propagar informações e iniciativas para prevenir essas graves doenças que matam milhares de brasileiros todos os anos.

“Cuidar para Vidas Salvar” é o nome da campanha que acontecerá até o dia 15 de novembro. Haverá ainda o seu dia D. Neste dia, 29 de outubro, vários serviços serão oferecidos à comunidade como aferição da pressão arterial, teste rápido da Covid-19, exames de sangue, encaminhamento para exames de PSA e ainda o teste do câncer de mama. A ação acontecerá na sede do Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana, localizado na Rua Dimas Simões, n° 111, Tanque da Nação, próximo ao Transbordo Central, a partir das 8h.

Palavra dos âncoras

“Quero convidar a todos para participar desse grande evento em prol da sociedade feirense. Esse é um mês muito importante, para mulher e para o homem , porque o homem também pode ser acometido pelo câncer de mama”, convidou o radialista Nivaldo Lancaster, âncora do programa Boca de Forno.

“Esse é um projeto que já desenvolvemos ao longo desses anos é com esse objetivo, cuidar para vidas salvar e levar informação e orientação para as pessoas.  Ao longo desses 45 dias, vamos mostrar que o câncer não é o fim de uma jornada”, afirma o jornalista e radialista Luiz Santos, âncora do programa Levante a Voz. 

 “Esse projeto visa levar esclarecimento sobre o câncer. Conclamamos à população, homens e mulheres, que participem do dia D e fiquem sintonizados nos programas. Queremos que ao final dessa campanha possamos ter a felicidade de dizer que encaminhamos várias pessoas para cuidar da sua saúde e serem protagonistas das suas vidas”, declara o radialista Marcelo Fernandes e âncora do programa Jornal da Hora. . 

O programa Levante a Voz está no ar a partir das 11h, de segunda-feira a sábado. O programa  Jornal da Hora, a partir das 20h de segunda a sexta-feira e o programa Boca de Forno, todos os domingos, a partir das 6h.   Sintonize na rádio Sociedade News FM 102.1 e abrace esse projeto para "cuidar para salvar vidas".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.