Terça, 19 de Agosto de 2025 15:07
75 9 9702 9169
Saúde Saúde

Secretário de Saúde diz que busca da vacina da dengue pelo público alvo precisa aumentar

Rodrigo Matos alerta para a importância de se vacinas o público alvo de 10 a 14 anos.

19/08/2025 12h18
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Prefeitura de Feira de Santana
Foto: Prefeitura de Feira de Santana

O secretário de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, falou sobre a procura da vacina contra a dengue na cidade. Segundo ele, a procura ainda está aquém do que a pasta gostaria. “Gostaríamos que a procura fosse maior porque em nossa cidade temos 45.550 entre 10 a 14 anos, que é o público recomendado pelo Ministério da Saúde”.

Já se vacinou em duas doses aproximadamente 12 pessoas e em uma dose 24 mil. “Isso quer dizer que vacinamos 36 mil pessoas em uma ou duas doses. Temos um caminho a acelerar. Lembro que a vacina é extremamente segura e importante para prevenir óbitos por dengue que ainda acontece no Brasil. Fazemos esse apelo”.

Ainda está sendo feita uma busca proativa das pessoas que fizeram a primeira dose e não voltaram para fazer a segunda no tempo apropriado. “Estamos ligando para elas e criando forças-tarefa inclusive em shoppings para que possamos atingir esse público. São crianças e adolescentes em que precisamos conscientizar os pais da importância dessa vacina”.

A vacina pode ser aplicada em crianças de 4 anos até pessoas de 60 anos incompletos. “Muita gente busca essa vacina em locais privados e não conseguem porque o governo comprou todo o estoque da vacinação e como não existe vacina ainda suficiente para todas as pessoas foi estabelecida essa faixa etária de 10 a 14 anos porque é o público que mais complica com a doença e mais se hospitaliza acometido pela doença. É um ato responsável vacinar”.

A baixa procura por essa vacina, diz o secretário, infelizmente ainda é por conta das fake news. “As redes sociais são sensacionais quando é utilizada positivamente. O que temos visto é ela sendo utilizadas de forma negativa, inclusive para a saúde pública. As fakes news contra as vacinas no geral são atos irresponsáveis que geram dúvida na cabeça de pessoas que não tem a formação técnica em saúde. Estamos fazendo uma contraofensiva com informações de qualidade e técnica para dizer que todas as vacinas que estão no Programa Nacional de Imunização são seguras”, finaliza.

Quem quiser se vacinar, é só buscar os postos de saúde onde as vacinas estão disponíveis na rede muncipal de saúde. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.