Em comunicado publicado nesta terça-feira (29), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) denunciou e informou que tem observado, com grande preocupação, o crescente número de notícias falsas sobre tratamento e prevenção do câncer de mama.
Segundo a entidade, vêm surgindo nas redes sociais perfis de pessoas que se dizem médicas ou profissionais de saúde que fazem afirmações sensacionalistas e mentirosas sobre o assunto. A SBM ainda pontuou que o modus operandi das páginas é publicar informações absurdas e sem comprovação científica e depois anunciar a venda de algum tratamento ou terapia supostamente milagrosa para curar ou evitar a doença - geralmente sem registro na Anvisa.
“Outra forma de lucro é através de cursos voltados para médicos, profissionais de saúde ou até pessoas sem nenhuma formação, para ensinar as tais terapias”, acrescentou.
A sociedade lamentou que, em pleno Outubro Rosa, quando o tratamento e a prevenção do câncer de mama deveriam ser o foco principal de atenção, surjam esse tipo de postagens. “Dentre as maiores nulidades observadas, estão as teorias que a mamografia causa câncer de mama, que o câncer de mama não existe e que é possível prevenir ou tratar o câncer de mama através do uso de hormônios”, apontou.
Saúde Mutirões de atendimentos marcam a abertura da Campanha Outubro Rosa em Feira de Santana
Outubro Rosa Agendamento com mastologista pode ser feito pelo aplicativo Feira Conectada
Saúde Estudantes de enfermagem do Hospital da Mulher orientam sobre o autoexame
Outubro Rosa Governo amplia número de vagas e alcançará 24 mil mamografias e 4.500 consultas durante o Outubro Rosa
Outubro Rosa Estado dá início ao Outubro Rosa com realização de mamografias e consultas
Outubro Rosa Ônibus do transporte escolar reforçam campanha Outubro Rosa 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado



