O Instagram ocultou um post com conteúdo falso replicado na segunda-feira (11) pelo presidente Jair Bolsonaro nos stories de sua conta oficial. A mensagem afirmava, incorretamente, que o número de mortes por doenças respiratórias no Ceará caiu entre 16 de março e 10 de maio de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019.
Nesse mesmo intervalo do ano passado, foram registradas 1.976 mortes por doenças respiratórias no estado – já em 2020, foram 2.639 mortes. O aumento foi de 33% durante o período da pandemia do novo coronavírus.
A imagem compartilhada por Bolsonaro tem circulado nas redes sociais, mas chegou a ele depois de ter sido postada pelo deputado estadual André Fernandes (PSL-CE).
Citando como fonte o Portal da Transparência do Registro Civil, que reúne dados dos cartórios, a postagem afirma que houve 6.377 mortes entre 16 de março e 10 de maio de 2019, ante e 6.296 no período correspondente deste ano. E pergunta: "Por que em 2019 não teve o mesmo alarde?"
Além de mortes por doenças respiratórias, o número divulgado pelo presidente também inclui mortes por septicemia, causas indeterminadas e "demais óbitos", o que inclui homicídios e acidentes.
A mensagem foi checada pela Agência Lupa, que tem uma parceria de verificação de notícias com o Facebook, empresa controladora do Instagram. O aviso inserido marca o post como falso e explica que o conteúdo foi checado. Ainda assim, é possível ver a informação caso o usuário queira.
Em comunicado enviado ao G1, o Instagram, que é um aplicativo do Facebook, disse que trabalha com verificadores de fatos independentes para avaliar e classificar desinformação e que, quando um conteúdo é classificado falso, a equipe torna difícil de encontrar.
"Desinformação é algo que levamos muito a sério e trabalhamos com verificadores de fatos, que operam de maneira independente, para avaliar e classificar desinformação no Facebook e no Instagram. Quando um conteúdo é classificado como falso ou parcialmente falso por um verificador de fatos, nós o tornamos mais difícil de encontrar no Instagram e o rotulamos de acordo para que as pessoas possam decidir melhor o que ler, confiar e compartilhar. Quando esses marcadores são aplicados, também podemos usar tecnologia de correspondência de imagens para encontrar outras instâncias do conteúdo e aplicar o mesmo tratamento." - porta-voz do Facebook.
O Planalto não respondeu até a publicação da reportagem.
Mídias sociais O papel das mídias sociais no mundo moderno
Sexo e Bem-Estar: Como a atividade sexual fortalece corpo, mente e relacionamentos
Black Friday Comércio de Feira terá horário especial de quinta a sábado durante a Black Friday
Pets Médico veterinário explica como deve ser o tratamento dos pets nesse frio
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (15)
Casamento Coletivo Inscrições para o Casamento Coletivo seguem até dia 1º 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado



