O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão do cargo nesta segunda-feira (29).
A informação ainda não foi confirmada pelo governo oficialmente. A TV Globo apurou que Ernesto avisou da decisão de deixar o ministério a seus assessores próximos e apresentou o pedido para o presidente Jair Bolsonaro.
O pedido ocorre após pressão de parlamentares, inclusive dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
A situação política de Ernesto vinha se deteriorando nos últimos dias. No Congresso, a avaliação é a de que a atuação do ministro isolou o Brasil no cenário internacional e prejudicou a obtenção de doses de vacina contra a Covid-19.
Ernesto adotou em sua gestão os mesmos princípios da política externa do ex-presidente norte-americano Donald Trump. Essa postura gerou atritos com importantes parceiros comerciais, como a China, principal destino das exportações brasileiras, além de maior produtor de insumos para vacinas no mundo.
O agora ex-ministro fazia parte da ala ideológica do governo, conhecida por priorizar em sua atuação a defesa das ideias mais típicas do bolsonarismo.
Brasil Real Time Big Data: Lula lidera com ampla vantagem na Bahia contra Flávio Bolsonaro em nova pesquisa; veja números
Pesquisa Real Time Big Data: ACM Neto e Jerônimo aparecem empatados em nova pesquisa para governador da Bahia; veja os números
Apoio Colbert Martins recebe apoio de Pablo Roberto, defende fortalecimento da segurança pública e promete atuação regional caso seja eleito deputado federal
Pesquisa BTG/Nexus: Nova pesquisa mostra Lula líder no 1º turno e empate técnico no 2º turno
Eleições 2026 Debate na Band marca início das discussões pelo Governo da Bahia
Impugnação MPE pede impugnação da candidatura de Binho Galinha; defesa ainda será analisada pelo TRE-BA 
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas


