O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acomete entre 8 a 10% das pessoas com doença falciforme. Através do Doppler Transcraniano é possível avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo nas principais artérias cerebrais, e reduzir de 40 para 10% as chances desses pacientes desenvolverem a doença neurológica.
Em Feira de Santana, crianças com doença falciforme, entre 2 a 16 anos, podem realizar o exame de imagem gratuitamente pela Prefeitura, através do Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme.
Quando identificada alguma alteração, o exame, que é realizado anualmente, passa a ser feito em períodos mais curtos. "Podemos fazer também uma transfusão crônica de hemácias, que reduz a chance de desenvolver a doença”, explica o médico ultrassonografista, Roberto Margotti.
Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo.
Entre os sintomas, dores pelo corpo, úlceras de difícil cicatrização, insuficiência renal aguda, alteração no baço e pode levar a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em crianças pode haver edemas nas mãos e pés.
O diagnóstico pode ser obtido nos primeiros meses de vida através do teste do pezinho, ou exame laboratorial (eletroforese da hemoglobina).
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (17) falou sobre doenças autoimunes
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (10) falou sobre intestino lento 
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 34°
Tempo nublado



