A Ouvidoria da Secretaria de Saúde (SMS) de Feira de Santana tem registrado um número crescente de solicitações de verificação de atestados médicos com suspeitas de falsificação. A maioria dessas solicitações parte de empresas que, diante de suspeitas sobre a autenticidade dos documentos apresentados por seus funcionários, recorrem ao órgão municipal para confirmar sua veracidade.
Essa análise é conduzida pela Divisão Médica, responsável por investigar se o documento foi emitido pelo profissional indicado. O procedimento inclui a checagem do número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), consulta às bases de dados de profissionais de saúde e a verificação se o médico que atua pelo município forneceu o atestado.
A Divisão Médica observa que há um aumento expressivo no volume de ocorrências próximo a feriados prolongados. Somente entre o mês de fevereiro e o dia 25 de junho deste ano, foram recebidos 67 documentos, sendo 33 falsos, 23 autênticos e 11 estão em análise.
Quando a falsificação é confirmada, a Divisão Médica elabora um parecer técnico e apresenta para a Ouvidoria que encaminhará o resultado para o solicitante - o prazo de retorno é de 15 a 20 dias úteis.
“As empresas ou responsáveis também podem acionar diretamente o Cremeb (Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia), caso suspeitem irregularidades”, adverte a SMS.
Falsificar atestado médico é crime, passível de sanções legais tanto para o funcionário quanto para qualquer pessoa envolvida na prática, conforme o artigo 304 do Código Penal.
Saúde Depressão funcional: o sofrimento invisível que te mantém ativo
Proibição STF conclui votação que proíbe realização de aborto por enfermeiros
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



