Setembro foi o mês mais quente já registrado no mundo, segundo dados divulgados, nesta quarta-feira (7), pelo centro de pesquisas Copernicus Climate Change (C3S), da Comissão Europeia, que monitora o clima do planeta. Os pesquisadores apontam que 2020 também poderá alcançar o marco do ano com maiores temperaturas da história.
O mês de setembro de 2020 superou em 0,05°C o recorde anterior na média global, registrado em 2019 pelo centro, e em 0,08°C o mesmo período em 2016 - considerado o terceiro mais quente. Se considerada a série histórica para o mês, o aumento é de 0,63°C dos últimos 39 anos (1981-2020).
O fenômeno, caracterizado pelo centro como anomalia da temperatura global, foi constatado principalmente na América do Sul, Austrália, Oriente Médio e na costa norte da Sibéria, assim como em toda a Europa. Outra informação apontada no mês é a diminuição da extensão de gelo do mar Ártico, ao norte do planeta, sendo a segunda mais baixa já registrada, pela extensão diária ou média mensal.
Anualmente falando, 2016 ainda é tido como o com maiores temperaturas, mas os pesquisadores acreditam que 2020 caminha para superar essa marca. "Nos últimos três meses de 2020, eventos climáticos como o La Niña e os prováveis "baixos níveis de cobertura de gelo do Ártico no outono influenciarão se o ano como um todo se tornará o mais quente já registrado", diz o Copernicus.
É preciso observar, no entanto, que há o aumento geral da temperatura global em uma taxa média que gira em torno a 0,2°C por década, desde o final dos anos 1970.
O C3S faz o monitoramento do clima global por meio de boletins divulgados mensalmente a respeito da temperatura da superfície do ar e outras variáveis climáticas. A série histórica começou em 1981, com dados compilados desde 1979.
Fonte: CNN
Revogação de visto Governo Trump bate recorde com revogação de mais de 100 mil vistos
Acidente Cantor morre em acidente de avião com seis vítimas
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Ameaça Trump ameaça vice da Venezuela e afirma que ela pode “pagar preço maior”
Mercado de café Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado



