Pesquisa Genial/Quaest divulgada ontem aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) consolidou-se como principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segue liderando todos os cenários de primeiro turno da disputa à Presidência da República.
Segundo o levantamento, o petista também vence todos os seus adversários nas simulações de segundo turno.
Essa é a primeira pesquisa Genial/Quaest a não incluir o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como opção de voto. O chefe do Executivo paulista declarou apoio à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro.
A Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00249/2026.
Lula lidera as menções na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem a intenção de voto por conta própria. São 19% os entrevistados pela Genial/Quaest que declaram voto no petista, enquanto 10% afirmam apoiar Flávio Bolsonaro.
Em relação à rodada anterior da pesquisa, divulgada em janeiro, Lula repetiu o resultado numérico, enquanto o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro cresceu três pontos porcentuais. No levantamento atual, as menções a outros candidatos somam 4% das respostas. Nesse cenário, são 65% os entrevistados que se declaram indecisos.
Lula também lidera as pesquisas estimuladas, quando as opções de voto são apresentadas aos entrevistados. Em um dos cenários avaliados, o petista registra 35% de menções, Flávio, 29%, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), 8%. O governador mineiro, Romeu Zema, do Novo, tem 4%. Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC) têm 1% cada. Os indecisos são 7%, e 15% pretendem votar branco ou nulo.
O governador do Paraná é o pré-candidato do PSD mais bem posicionado entre os três nomes do partido avaliados pelo levantamento.
Egresso do União Brasil, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, filiou-se ao PSD no final de janeiro. Em um cenário com o goiano representando a sigla na disputa, Lula registra 38% de menções, Flávio, 30%, e Caiado e Zema, 4% cada. Renan Santos e Aldo Rebelo têm 1% cada. Brancos e nulos somam 15%, e 7% estão indecisos.
Com Eduardo Leite incluído como opção de voto, Lula registra 38%, Flávio, 31% e o pessedista, 3%. Zema figura com 4%, Renan Santos, 2%, e Aldo, 1%.
Lula e Flávio Bolsonaro também são os candidatos mais rejeitados pelo eleitorado. Segundo o levantamento, 54% dos eleitores não votaria no petista, enquanto 55% rejeitam o filho de Jair Bolsonaro.
Nesse quesito, ambos os candidatos mantiveram os resultados numéricos registrados na rodada anterior da pesquisa.
Segundo turno
Lula vence todos os seus adversários no segundo turno. A menor diferença é registrada contra Flávio Bolsonaro. Nesse cenário, o petista tem 43% e o senador, 38%. Outros 17% votariam branco ou nulo, e 2% não responderam.
Negado MP Eleitoral nega ação de Damares contra desfile que homenageia Lula
'página virada' PT adota estratégia de tratar caso Coronel como 'página virada'
Absolvição Silva Neto é absolvido pela Justiça Federal e está apto a disputar vaga de deputado estadual
Aprovação Aprovado na Câmara projeto do governo Lula que cria a Universidade Federal Indígena, com sede em Brasília
Política “Assunto superado”, afirma Éden ao comentar saída de Ângelo Coronel
Eleições 2026 TSE pode aplicar multas de até R$ 30 mil por uso de IA nas eleições 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas



