O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se fosse presidente da república na época da pandemia de Covid-19, teria salvo 80% das pessoas que morreram devido à doença.
A declaração foi feita durante a inauguração de um centro de radioterapia no município de Itabira, em Minas Gerais. O presidente também mencionou o ministro da saúde, Alexandre Padilha: "Se eu fosse presidente da República naquela época e o Padilha fosse ministro da Saúde, eu duvido que a gente não tivesse salvo 70%, 80% das pessoas".
Lula diz que as vítimas da Covid morreram “por falta de vergonha, de responsabilidade de um presidente que ficava na televisão imitando as pessoas que estavam com Covid, tossindo e zombando da saúde das pessoas que morreram nesse país”, fazendo referência ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.
Gestão Bolsonaro na Covid-19
Durante a pandemia da Covid-19 — período em que Bolsonaro era presidente — 700 mil pessoas vieram a óbito pela doença. A declaração de Lula faz referência a um episódio em que o ex-presidente imitou pessoas com falta de ar, um dos principais sintomas que acometem os infectados.
Embasa Governador da Bahia comenta prazos e efeitos de decisão do stf sobre cobrança da Embasa
Orçamento 2026 Câmara aprova orçamento de R$ 3,6 bilhões para 2026
Cobranças Vereador Jorge Araújo denuncia caos no ferry-boat e na regulação da saúde na Bahia
Lei aprovada Antônio Cardoso aprova lei que obriga uso de focinheira e guia curta para cães de grande porte em vias públicas
Novo PA Obras do novo PA Nelson Barros chegam a 90% e recebem vistoria de autoridades em Lauro de Freitas
missão o oficia Em missão o oficial na China Zé Neto cumpre agenda sobre inovação, mobilidade e desenvolvimento tecnológico 
Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado



