O breve encontro entre o chanceler brasileiro Mauro Vera e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na quarta-feira (12), reacendeu as negociações entre Brasil e Estados Unidos. A expectativa do governo Federal é de apostar em uma suspensão do tarifaço e das sanções impostas pelo presidente Donald Trump enquanto os diálogos bilaterais prosseguem, segundo informações do jornal O Globo.
A reunião entre Viera e Rubio ocorreu pouco antes do encontro ministerial do G7 (grupo formado pelas 7 maiores potências econômicas do planeta) nas Cataratas do Niágara, na fronteira entre os EUA e o Canadá. Um novo encontro dos dois está previsto para esta quinta-feira (13), desta vez em Washington.
Durante o diálogo na quarta, Vieira mencionou que o Brasil encaminhou, em 4 de novembro, uma proposta de negociação à parte americana, após uma reunião virtual entre equipes técnicas. Os termos são reservados, mas pessoas a par do tema afirmam que o documento sugere, entre outros pontos, a suspensão temporária das medidas enquanto se discute um acordo comercial mais amplo.
A nova etapa de negociações surge duas semanas após o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, na Malásia, que marcou o primeiro gesto político de aproximação dos dois países desde que o republicano assumiu a Casa Branca em janeiro. Apesar disso, não houve avanços concretos para o fim da taxação até o momento.
O tarifaço está em vigor desde agosto e incide sobre produtos brasileiros como aço, alumínio, carnes, café, frutas, pescados, suco de laranja e máquinas industriais. A Casa Branca alegou “perseguição judicial” ao ex-presidente Jair Bolsonaro para justificar as medidas, citando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, como principal alvo das sanções pessoais.
Nesta semana, Trump indicou a possibilidade de reduzir algumas tarifas de importação de café, como parte de um esforço para conter a inflação doméstica, pressionada pela alta de preços gerada pelo próprio tarifaço. Embora o Brasil não tenha sido citado nominalmente, a sinalização foi recebida com otimismo por interlocutores do governo e do setor privado, já que o país é o maior exportador de café para os EUA.
Mercado de café Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos
Clarivate Brasil amplia presença entre cientistas mais citados do mundo
Privações Segundo Unicef, 417 milhões de crianças enfrentam privações severas em países pobres e de renda média
Relatório da ONU Relatório da ONU projeta queda de 12% nas emissões globais até 2035
Paralisação Paralisação já levou ao cancelamento de mais de 5 mil voos nos EUA 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



