O Banco Central avalia recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a determinação que prevê a participação de um de seus diretores em uma acareação no âmbito das investigações envolvendo o Banco Master. A área jurídica da autoridade monetária estuda ingressar com um mandado de segurança para questionar a decisão.
A medida tem como foco a convocação do diretor Aílton de Aquino, determinada pelo ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF. Segundo informações publicadas pela Folha de S.Paulo, o BC entende que ainda há dúvidas sobre o papel institucional do dirigente na audiência marcada para a próxima terça-feira (30).
No último sábado (27), após um pedido de esclarecimentos apresentado pelo Banco Master, Toffoli reafirmou a realização da acareação e manteve a convocação de um representante do Banco Central. O ministro, no entanto, destacou que tanto o BC quanto o diretor não figuram como investigados no processo.
Antes disso, o Banco Central havia solicitado ao Supremo que esclarecesse se Aílton de Aquino seria ouvido como testemunha, acusado ou pessoa eventualmente ofendida, diante das implicações institucionais da convocação.
Acareação marcada
A audiência prevista para terça-feira deve reunir, além do diretor do BC, o banqueiro Daniel Vorcaro, um dos sócios do Banco Master, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. A acareação faz parte do conjunto de apurações relacionadas à Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal em novembro.
A investigação apura suspeitas de concessão de créditos fraudulentos pelo Banco Master, além de irregularidades envolvendo a tentativa de aquisição da instituição pelo BRB, banco público ligado ao governo do Distrito Federal. De acordo com as autoridades, o volume das fraudes sob apuração pode chegar a R$ 17 bilhões.
Enquanto a audiência se aproxima, o Banco Central avalia os próximos passos jurídicos para definir se contestará formalmente a decisão no Supremo, com o argumento de preservar os limites institucionais da atuação da autoridade monetária.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



