O titular da Secretária da Segurança Pública (SSP) da Bahia, Marcelo Werner, se posicionou sobre os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) que colocam o estado baiano com mais mortes causadas por policiais do que o Rio de Janeiro. A declaração foi dada, na manhã desta quinta-feira (13), durante evento de homenagem a bombeiros baianos que atuaram nas enchentes do Rio Grande do Sul.
Questionado pelo site sobre essa estatística, o gestor enfatizou que a atuação e missão das forças de Segurança da Bahia continuam sendo o combate diário ao crime organizado. "Eu destaco o combate que nós estamos realizando às facções. Destacar a diminuição de todos os índices criminais ao longo desses três anos, inclusive, os índices de morte violentam. Destacar o aumento de armas de fogo, de apreensão de armas de fogo, apreensão de drogas no nosso estado. Isso é fruto de um trabalho de operação, de um trabalho de inteligência", disse.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, entre os meses de janeiro e setembro, a Bahia computou 1.252 mortes ocasionadas por policiais. Nesse mesmo período, o Rio de Janeiro registrou 520. Ainda sobre o questionamento acerca desses números, Werner pontuou que o Estado não pode permitir que as organizações criminosas imponham ordem e controle na sociedade.
"Estamos investindo em inteligência, em condições para fazer atuação às facções. Agora, também não podemos deixar que as facções tentem subjugar o Estado ou tentem, como ocorre em outros estados da Federação, criar áreas de domínio ou áreas de enfrentamento às suas seguranças. A Segurança continuará firme, continuará no propósito de proteger e servir a população baiana", completou.
Reajuste Agerba reajusta tarifas de ônibus intermunicipais e taxa de embarque na Rodoviária; novos valores entram em vigor neste sábado
Aumento Viagem mais cara: Passagem de ônibus intermunicipal fica mais cara na Bahia; veja novos valores
Lavagem do Bonfim Jerônimo Rodrigues participa da Lavagem do Bonfim e fala sobre fé, política e economia
Lavagem do Bonfim Lavagem do Bonfim: Fé e política se misturam na Colina Sagrada sob os olhares de 2026
Gastos MP-BA cobra transparência de prefeitura sobre gastos do Carnaval 2026
Intoxicação Sesab investiga novo caso de suspeita de intoxicação por metanol no interior da Bahia 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas



