Quinta, 15 de Janeiro de 2026 19:43
75 98160-8722
Bahia Lavagem do Bonfim

Jerônimo Rodrigues participa da Lavagem do Bonfim e fala sobre fé, política e economia

Governador falou sobre religiosidade, ano eleitoral e articulações para as eleições de 2026.

15/01/2026 17h17 Atualizada há 2 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Jerônimo Rodrigues - Foto: Boca de Forno News

O governador Jerônimo Rodrigues marcou presença, na manhã desta quinta-feira (15), na tradicional Lavagem do Bonfim, reafirmando a importância da celebração como um dos maiores símbolos da fé, da cultura e da identidade do povo baiano. A participação começou na Basílica da Conceição da Praia, onde o chefe do Executivo estadual foi recepcionado por lideranças religiosas e concedeu entrevistas à imprensa, antes de seguir no cortejo oficial até a Colina Sagrada, acompanhando os rituais e homenagens ao longo do percurso.

Jerônimo falou sobre a importância da festa. Segundo ele, este é um dia em que a religiosidade da Bahia é expressada com muita força. “É uma procissão, uma caminhada que se confunde com uma festa popular. As bandas, os grupos culturais, os afoxés e os grupos afros aproveitam para apresentar a qualidade da nossa festa. Mas é também um ato religioso muito forte, em que as pessoas caminham agradecendo, pagando promessas e pedindo bênçãos”, disse.

Ainda conforme o governador, o evento acaba dinamizando a economia com a vinda de muitas pessoas de fora do estado. “Dinamiza a aviação, os hotéis, os restaurantes e os bares. Além disso, este ano é especial porque é um ano eleitoral e, por isso, as torcidas e os grupos se manifestam. Vemos um ato ou outro, e isso é importante para garantirmos o que entendemos ser uma festa religiosa, cultural, econômica e, naturalmente, política”, afirmou.

Jerônimo também aproveitou a ocasião para pedir bênçãos para 2026, já que é candidato à reeleição. “Acaba sendo uma revelação para o ritmo. Fazemos essa caminhada debaixo do sol e vamos passando pelo povo. É isso que acontece nas eleições. Vamos continuar fazendo isso: uma eleição limpa, discutindo um projeto de Brasil, de Bahia e de municípios. Vamos construir esse ambiente da nossa parte, como sempre fazemos, cuidando do projeto estadual e nacional e promovendo o encontro das forças e dos partidos”, relatou.

Reunião com Diego Coronel

Jerônimo teve uma reunião com o deputado federal Diego Coronel, filho do senador Angelo Coronel. Existe a possibilidade de haver uma chapa “puro-sangue” petista para concorrer nas próximas eleições, com Rui Costa e Jaques Wagner disputando o Senado Federal, o que deixaria Coronel de fora. Questionado sobre o encontro, o governador afirmou que o líder do PSD é o senador Otto Alencar e que é fundamental respeitar Angelo Coronel enquanto senador.

“O senador pediu que Diego pudesse mediar essas relações, mas a liderança é de Otto e dele, e isso não vai tirar essa força. Pactuamos uma forma de organizar um caminho para que possamos sair com uma chapa completa, tranquila, com o grupo mais forte e unido. É isso que queremos. Não tratamos especificamente do que deve ser a chapa, estamos montando uma estratégia com Coronel e Otto e vamos garantir que possamos respeitar essa hierarquia”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.