Jerônimo Rodrigues - Foto: Boca de Forno News
O governador Jerônimo Rodrigues marcou presença, na manhã desta quinta-feira (15), na tradicional Lavagem do Bonfim, reafirmando a importância da celebração como um dos maiores símbolos da fé, da cultura e da identidade do povo baiano. A participação começou na Basílica da Conceição da Praia, onde o chefe do Executivo estadual foi recepcionado por lideranças religiosas e concedeu entrevistas à imprensa, antes de seguir no cortejo oficial até a Colina Sagrada, acompanhando os rituais e homenagens ao longo do percurso.
Jerônimo falou sobre a importância da festa. Segundo ele, este é um dia em que a religiosidade da Bahia é expressada com muita força. “É uma procissão, uma caminhada que se confunde com uma festa popular. As bandas, os grupos culturais, os afoxés e os grupos afros aproveitam para apresentar a qualidade da nossa festa. Mas é também um ato religioso muito forte, em que as pessoas caminham agradecendo, pagando promessas e pedindo bênçãos”, disse.
Ainda conforme o governador, o evento acaba dinamizando a economia com a vinda de muitas pessoas de fora do estado. “Dinamiza a aviação, os hotéis, os restaurantes e os bares. Além disso, este ano é especial porque é um ano eleitoral e, por isso, as torcidas e os grupos se manifestam. Vemos um ato ou outro, e isso é importante para garantirmos o que entendemos ser uma festa religiosa, cultural, econômica e, naturalmente, política”, afirmou.
Jerônimo também aproveitou a ocasião para pedir bênçãos para 2026, já que é candidato à reeleição. “Acaba sendo uma revelação para o ritmo. Fazemos essa caminhada debaixo do sol e vamos passando pelo povo. É isso que acontece nas eleições. Vamos continuar fazendo isso: uma eleição limpa, discutindo um projeto de Brasil, de Bahia e de municípios. Vamos construir esse ambiente da nossa parte, como sempre fazemos, cuidando do projeto estadual e nacional e promovendo o encontro das forças e dos partidos”, relatou.
Reunião com Diego Coronel
Jerônimo teve uma reunião com o deputado federal Diego Coronel, filho do senador Angelo Coronel. Existe a possibilidade de haver uma chapa “puro-sangue” petista para concorrer nas próximas eleições, com Rui Costa e Jaques Wagner disputando o Senado Federal, o que deixaria Coronel de fora. Questionado sobre o encontro, o governador afirmou que o líder do PSD é o senador Otto Alencar e que é fundamental respeitar Angelo Coronel enquanto senador.
“O senador pediu que Diego pudesse mediar essas relações, mas a liderança é de Otto e dele, e isso não vai tirar essa força. Pactuamos uma forma de organizar um caminho para que possamos sair com uma chapa completa, tranquila, com o grupo mais forte e unido. É isso que queremos. Não tratamos especificamente do que deve ser a chapa, estamos montando uma estratégia com Coronel e Otto e vamos garantir que possamos respeitar essa hierarquia”, finalizou.
Lavagem do Bonfim Lavagem do Bonfim: Fé e política se misturam na Colina Sagrada sob os olhares de 2026
Gastos MP-BA cobra transparência de prefeitura sobre gastos do Carnaval 2026
Intoxicação Sesab investiga novo caso de suspeita de intoxicação por metanol no interior da Bahia
Feminicídio Zero Campanha Feminicídio Zero chega ao Campeonato Baiano em Feira de Santana
Sisu 2026 Sisu 2026: Consulta de vagas já está disponível
Novo trecho Salvador ganha trecho de ligação entre BR-324 e Avenida 29 de Março 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuvas esparsas



