A migração dos deputados estaduais do PP para o PSB segue sendo costurada. Com acenos positivos dos parlamentares e do partido, alguns temas têm sido debatidos, inclusive como seria a distribuição de votos e como seria viável a chegada dos deputados ao partido. No somatório, a filiação é vista com bons olhos por boa parte dos participantes do movimento.
De acordo lideranças, deputados e interlocutores de ambos grupos, dos deputados estaduais do PP e o PSB, existe uma vontade “mútua”. Um dos motivos, que seria o principal “entrave” é a acomodação dos votos pela Bahia, pensando na viabilidade eleitoral de todos os candidatos, e que já estaria pacificado. Os possíveis seis candidatos de mandato — dois do PSB e quatro do PP — já partiriam de um ponto em comum, todos ligados ao governo.
Além disso, as regiões de obtenção de votos na Bahia encontrariam entendimento. Para os nomes do PSB, o do atual secretário de Desenvolvimento Econômico Angelo Almeida e da deputada Fabíola Mansur, a chegada de votos não passaria por problema. Angelo tem ligação com a região de Feira de Santana, já Fabíola com identificação com Salvador e alguns outros municípios do interior, como Irecê. Apesar disso, Fabiola ainda segue com sua permanência em dúvida.
A outra deputada eleita pelo partido, Soane Galvão, não irá disputar a reeleição. A parlamentar é esposa do ex-prefeito de Ilhéus Marão, que recentemente se filiou ao Avante e representará o grupo na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Dos deputados do PP que podem migrar, também não existiria conflito. Entre eles, o deputado Antônio Henrique possui suas bases eleitorais no Oeste da Bahia, Hassan Youssef tem a maioria dos votos na região de Jequié. Outros dois nomes também têm votos mais “espalhados” pelo interior da Bahia, não conflitando entre ele e os demais, no caso de Eduardo Salles e do deputado Niltinho.
Diálogo amplo
Com o anúncio da saída dos deputados estaduais do Progressistas, após a federação da sigla com o União Brasil, o movimento passou a ser debatido nos bastidores da política baiana nos últimos meses. Isso porque, parlamentares do grupo iniciaram e oficializaram a debandada do partido, para encontrar abrigo em outras siglas do grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), visando a disputa eleitoral de 2026.
Dos partidos da base, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) passou a iniciar negociações com alguns dos nomes ligados ao PP, a exemplo do deputado estadual Niltinho. Um novo capítulo passou a fazer parte deste enredo iniciado neste ano e que ainda se arrasta. Segundo informações obtidas pela reportagem do Bahia Notícias, o PSB iniciou tratativas para filiar o deputado Mário Negromonte Jr.
Além das discussões para estadual, a formação de uma chapa para deputados federais também está em debate. O diálogo segue sendo feito pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente nacional do PSB, João Campos. Além disso, a dirigente estadual, deputada federal Lídice da Mata, também teria dado aval para a chegada do novo membro. O chefe do Executivo baiano teria apontado que o parlamentar da AL-BA deveria migrar para um partido considerado de centro.
Anguera Anguera celebra 64 anos com programação especial e investimentos em lazer, educação e saúde
Aborto legal Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Cachoeira Câmara de Cachoeira tem contas de 2024 aprovadas sem ressalvas sob gestão de Laelson de Roxo
Mudanças Justiça reconhece fraude em cota de gênero e Guri do Pilar será empossado vereador em Santo Amaro
Política Deputado bolsonarista cobra união e critica falta de articulação da oposição na Bahia 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado



