A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (5), por 317 votos a 111, um projeto que suspende os efeitos de uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), de dezembro de 2024. Essa resolução regula o direito de aborto legal em crianças vítimas de estupro.
Atualmente, o aborto é permitido por lei em três casos: quando o feto não tem cérebro (anencefalia), quando há risco de vida para a mulher grávida e quando a gravidez veio de estupro.
Na prática, esse projeto pode tornar mais difícil o acesso ao aborto legal para meninas e adolescentes vítimas de estupro.
A resolução do Conanda define os passos que devem ser seguidos para identificar a gravidez em crianças e adolescentes e permite o aborto nas situações já previstas na lei.
O relator do projeto foi o deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que coordena a Frente Parlamentar Católica.
O projeto entrou na pauta depois que a votação em regime de urgência foi aprovada minutos antes, com muito apoio dos partidos de centro e de direita. O grupo que apoia o governo foi contra a urgência.
“A interrupção legal da gestação é um direito humano de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, estando diretamente relacionado à proteção de seus direitos à saúde, à vida e à integridade física e psicológica, bem como ao pleno exercício de sua cidadania”, diz a resolução.
A resolução começou a valer em janeiro de 2025 e justifica que a gravidez em crianças e adolescentes “representa risco à saúde física, psicológica e mental que pode resultar em impactos sociais no seu pleno desenvolvimento, aumento de adoecimento, incapacidade e mortes”.
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Cachoeira Câmara de Cachoeira tem contas de 2024 aprovadas sem ressalvas sob gestão de Laelson de Roxo
Mudanças Justiça reconhece fraude em cota de gênero e Guri do Pilar será empossado vereador em Santo Amaro
Política Deputado bolsonarista cobra união e critica falta de articulação da oposição na Bahia
Política Com baianos, saiba objetivo da CPI do Crime Organizado que começa hoje
Salvador-Itaparica Governador anuncia titular da secretaria extraordinária para coordenar implantação da Ponte Salvador-Itaparica 
Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



