O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou um projeto de lei, na ultima quinta-feira (30), que propõe tornar inelegíveis pessoas com vínculos com organizações criminosas ou que façam apologia a esses grupos. A proposta prevê cassação dos direitos políticos por oito anos, desde que seja comprovada a declaração de envolvimento direto ou indireto com o crime organizado.
O projeto foi protocolado dois dias após a megaoperação contra o Comando Vermelho (CV), realizada na terça-feira (28), no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais, e resultou na prisão de 113 pessoas, segundo balanço do governo estadual.
Kataguiri justificou a medida afirmando que há uma “banalização e glamourização do crime organizado, especialmente no setor do entretenimento”. O parlamentar defendeu que o objetivo é responsabilizar politicamente quem participa, financia ou propaga discursos que atentam contra o Estado.
De acordo com o texto, qualquer forma de apoio público, como declarações, manifestações ou postagens em redes sociais, poderá ser usada como critério para enquadrar candidatos nas restrições previstas pela proposta.
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo



