A possível candidatura do vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto (PSDB), à Câmara dos Deputados em 2026, causou surpresa e desconforto entre lideranças do PSDB na Bahia. Segundo informações divulgadas ontem (29) pelo Bahia Notícias, alguns dirigentes do partido consideram “precoce” o novo movimento político do vice-prefeito, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, poucos meses após renunciar ao mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Vale lembrar que a saída de Pablo da AL-BA, no final de 2024, foi cercada de indefinições e negociações. Mesmo eleito vice-prefeito na chapa de José Ronaldo (União Brasil), ele chegou a cogitar permanecer no Legislativo e chegou a defender a realização de uma pesquisa para decidir o futuro político. Nos bastidores, tentou viabilizar uma licença parlamentar que lhe permitiria ocupar o cargo de secretário municipal sem precisar renunciar ao mandato.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que permitiria a deputados estaduais se licenciarem para assumir secretarias em cidades com mais de 500 mil habitantes, chegou a ser considerada uma alternativa, mas não avançou. O impasse e o desgaste provocados naquele período são citados por aliados como motivos de cautela diante de uma nova movimentação política de Pablo Roberto.
De acordo com o Bahia Notícias, lideranças do partido avaliam que uma nova renúncia seria malvista, considerando o esforço feito anteriormente para acomodar o vice-prefeito no grupo. Além disso, a sinalização de uma candidatura a deputado federal teria “bagunçado” as articulações internas do PSDB, que hoje conta com apenas um representante na Câmara, o deputado baiano Adolfo Viana, atual líder da legenda.
Reafirmação
Diante dos burburinhos, também surgiram rumores de que Pablo Roberto poderia desistir da disputa do ano que vem. No entanto, em entrevista ao Acorda Cidade, ele negou qualquer recuo e reafirmou sua intenção de concorrer.
“Só quem fala isso é os que querem ser candidatos também. Quem quer ser candidato acha que vai conseguir sucesso tentando apagar a luz dos outros. Eu tenho uma concepção diferente. Eu não falo isso de nenhum outro candidato, muito pelo contrário, eu incentivo que as outras pessoas tenham coragem de colocar a cara no sol e disputar a eleição também”, declarou o vice-prefeito.
Pablo também explicou a baixa visibilidade de sua movimentação política neste momento, destacando que o foco está na administração municipal. “No momento, eu estou trabalhando muito, cerca de 15 horas por dia, seguindo a orientação do prefeito de que este ano é um ano de fazer gestão. Nós não estamos misturando as coisas, mas o foco tem sido realmente a gestão”, afirmou o tucano.
Política Em entrevista ao Boca de Forno, Zé Neto fala sobre possível aliança com Ronaldo, eleições e saída de Coronel da base
Cassado e preso Dez anos após impeachment, Cunha repete estratégia de Dilma para voltar à política
Encontro “Faço questão de manter cordialidade”, diz Bruno sobre encontro com Jerônimo
Política Saiba por que a Bahia é crucial para a vitória de Lula nas eleições 2026
fluxo de atendimento Reunião com médicos plantonistas discute informatização e fluxo de atendimento em Antônio Cardoso
gravação Ministros do STF suspeitam de gravação clandestina em reunião sobre caso Master 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



