Foto: Ricardo Stuckert / PR
Levantamento divulgado nesta quarta-feira (29) pela Paraná Pesquisas mostra que 45,8% dos brasileiros acreditam que a situação da segurança pública no país “piorou” durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apenas 17,2% avaliam que o cenário “melhorou”, enquanto 33,9% afirmam não ter percebido mudanças. Outros 3,1% não souberam responder.
O instituto entrevistou 2.020 eleitores entre os dias 21 e 24 de outubro de 2025, em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Em relação aos mais pobres, 38,1% dos entrevistados disseram acreditar que a situação dessa parcela da população “melhorou” sob o governo Lula. Para 31,3%, o quadro “piorou”, e 27,3% responderam que “permaneceu igual”. Outros 3,3% não souberam opinar.
A pergunta formulada pelo instituto foi: “Com o presidente Lula no governo, a situação dos mais pobres no Brasil, ou seja, aqueles em situação mais vulnerável, melhorou, piorou ou permaneceu igual?”.

Educação
Na área da educação pública, 34,3% afirmaram que o ensino no país “piorou” sob a atual gestão. Já 29,1% disseram que o setor “melhorou”, e 32,5% acreditam que “permanece igual”. Outros 4,1% não souberam responder.

A questão apresentada aos entrevistados foi: “Com o presidente Lula no governo, a situação da educação pública no Brasil melhorou, piorou ou permaneceu igual?”.
Saúde pública
No campo da saúde pública, 36,7% consideram que a situação se mantém semelhante à de governos anteriores. Para 33,5%, o quadro “piorou”, e 26,3% avaliaram que “melhorou”. Outros 3,4% não responderam.

Situação financeira
Quanto à situação financeira pessoal e familiar, 40% dos entrevistados disseram que não houve alterações durante o terceiro governo Lula. Para 29,7%, as condições “pioraram”, enquanto 27,8% afirmaram que “melhoraram”. Outros 2,6% não souberam responder.

Política Deputados baianos viajam para Paris com despesas pagas pela ALBA
Prefeito de Maragogi Prefeito de Maragogipe retira mais de R$ 1,5 milhão da educação para quitar dívidas e pagar consultorias
Fake News Vereador acusa prefeito de São Francisco do Conde de tentar confundir população sobre retorno do programa “Pão na Mesa”
Eleições 2026 Coronel suscita indicar Eleusa Coronel na vice de Jerônimo, mas “relação” com MDB prevalece com aceno a prefeitos
Política Geddel aposta em vitória de Jerônimo ainda no 1º turno e questiona candidatura de ACM Neto
Nome ao STF Lula deve anunciar nome ao STF até sexta-feira (31) 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



