O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), afirmou, nesta sexta-feira (24), em Salvador, que vai "lutar" para o seu partido apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante a solenidade em que recebeu o Título de Cidadão Baiano, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Segundo o ministro, o partido “sempre respeitou as divisões regionais” e vai “lutar” para estar ao lado de Lula na próxima disputa presidencial. “Quem conhece o MDB sabe que sempre foi um partido que respeitou suas divisões regionais. Historicamente, o MDB sempre teve líderes regionais e, quando temos algum problema, a gente resolve de maneira democrática", disse.
"Eu sou daqueles que vão lutar para que o MDB acompanhe o presidente Lula desde o primeiro turno. Não faz sentido o partido, que tem três ministérios, não acompanhar o presidente Lula, que tem feito um grande trabalho”, acrescentou o emedebista.
Jader também destacou que o petista foi o único presidente a tirar o Brasil do mapa da fome e reduzir a taxa de desemprego. “Eu vou lutar por isso, porque quem tirou o Brasil do mapa da fome foi o presidente Lula, e quem conseguiu a menor taxa de desemprego foi o governo Lula”, emendou.
Durante seu discurso, o ministro conclamou prefeitos baianos a apoiarem a continuidade de Lula na presidência. “Nós temos, todos nós, a responsabilidade com o povo baiano e brasileiro, e, para isso, temos que fazer com que o projeto que cuida de gente, que olha para o povo, para os municípios, precisa continuar”, disse.
Ele também fez referência à relação do governo federal com os gestores municipais, comparando com períodos anteriores. “Prefeitos e prefeitas, quero fazer uma lembrança a vocês. Vocês iam para Brasília e não tinha ninguém para receber vocês lá. Hoje, prefeito, prefeita, vereador, deputado federal e estadual vão para os gabinetes e são recebidos pelos ministros, e não são recebidos só para tirar foto não, são recebidos para trazer de volta infraestrutura para as cidades de vocês”, pontuou, sem citar nomes, mas em referência ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Isso é um trabalho de cada um e cada uma de nós, para que o próximo governo do presidente Lula aconteça e os projetos que mudam as vidas das pessoas continuem acontecendo”, declarou o ministro Jader Filho.
Homenagem
A entrega do Título de Cidadão Baiano ao ministro foi uma homenagem proposta pela deputada estadual Maria del Carmen (PT). O ministro agradeceu o reconhecimento e disse que pretende retribuir com ações voltadas à Bahia. “O que eu posso é retribuir com mais trabalho, com mais recursos, com mais obras em infraestrutura para o povo baiano. Agora posso dizer: para os meus irmãos baianos”, completou.
Política “São R$ 89 milhões de investimentos em Santanópolis”, afirma Vitor do Povo
Resposta Prefeitos investigados por desvio de dinheiro rebatem acusações
Eleições 2026 Bruno evita falar sobre possível vice de Neto e rebate oposição
Eleições Jerônimo Rodrigues fala em “chapa potente e competitiva” para 2026
Aprovação Câmara aprova projeto com regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado
Negativa Dal Barreto nega ligação com suposto operador do PCC e refuta envolvimento em atividades ilegais 
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas



