Ontem (16), em conversa com a imprensa, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) comentou a recomendação feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que a Câmara Municipal de Salvador (CMS) não leve adiante o projeto que autoriza construções de prédios acima de 25 andares na orla da capital. O texto, ainda em tramitação, propõe alterações no artigo 275 do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e na Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUOS), permitindo que edificações ultrapassem o limite atual de 75 metros de altura em áreas próximas às praias.
Bruno afirmou que ainda não teve acesso ao teor do documento encaminhado pelo MP-BA. “Não sei quais são os argumentos, o que eu sei é que tem muita fake news em relação ao parque do Vale Encantado”, declarou o prefeito durante a apresentação do Plano Estratégico 2025-2028. Segundo ele, o objetivo do projeto seria ampliar o espaço do parque e garantir a possibilidade de, no futuro, criar uma zona de amortecimento ambiental.
“O objetivo da lei foi aumentar o tamanho do parque, até para avaliar se dá para implantar no futuro uma zona de amortecimento. É um benefício, uma ampliação do parque. Nesse mundo de hoje, onde muita gente não trabalha, fica vivendo de fofoca e de fuxico, querendo ter curtidas, likes e seguidores, as boas ideias e as boas ações acabam não avançando. Mas eu vou verificar quais são as recomendações e quais são os argumentos do MP para tomar essa decisão”, disse.
Durante a mesma coletiva, Bruno Reis também reagiu a rumores sobre uma possível desistência de ACM Neto (União Brasil) de concorrer ao governo da Bahia em 2026. Ele negou a hipótese e afirmou que os boatos partem de adversários incomodados com a força política do ex-prefeito. “Eles estão desesperados. Eu não sei se vocês repararam, a gente fez um debate sobre saúde, trazendo especialistas do Brasil, e aí eles [aliados do governo de Jerônimo Rodrigues] vão e colocam 10 deputados do PT para, cada um, soltar uma nota diferente falando de saúde”, disse.
O prefeito contou que pesquisas internas indicam insatisfação popular com o atual governo baiano. “A gente tem pesquisa e eles também têm pesquisa. Eles sabem qual é o sentimento da população hoje, o grande desejo de mudança, e, sem sombra de dúvidas, ACM Neto representa esse sentimento da população da Bahia, que não aguenta mais 20 anos de PT”, afirmou.
Bruno Reis também saiu em defesa do presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, investigado pela Polícia Federal (PF) por suposto envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC). O prefeito negou qualquer ligação do aliado com o crime organizado. “O presidente Rueda não tem qualquer envolvimento com o PCC”, declarou Bruno.
Ele afirmou que a investigação faz parte de uma “narrativa” criada por adversários políticos após o afastamento do União Brasil e do PP da base do governo Lula (PT). “Depois que o União Brasil tomou decisão junto aos progressistas de recomendar a saída dos seus quadros do governo, organizar e mobilizar as votações do Congresso para impedir o aumento de impostos que o governo federal queria realizar, aí vem essas narrativas”, completou Bruno.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 39°
Tempo limpo