Mesmo após a decisão do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) de manter a prisão do deputado estadual Binho Galinha (PRD), o Conselho de Ética da Casa segue sem poder atuar sobre o caso. O colegiado não pode agir por iniciativa própria: precisa ser formalmente provocado por outro parlamentar, partido político ou até por qualquer cidadão, desde que a denúncia venha acompanhada de provas consistentes. Sem essa representação, nenhuma medida disciplinar pode ser adotada.
Instalado apenas em maio de 2024, o atual Conselho de Ética é presidido pelo deputado Vitor Bonfim (PV). A formação do colegiado ocorreu cinco meses após a deflagração da Operação El Patrón, da Polícia Federal, que investigou o deputado por suspeitas de lavagem de dinheiro e receptação de peças de veículos roubados em sua empresa de desmonte, em Feira de Santana. A ação também resultou na prisão da esposa e do filho do parlamentar.
Mesmo com o envio da denúncia do Ministério Público à Assembleia, o Conselho não chegou a ser acionado e, portanto, não abriu qualquer apuração. Binho chegou a se afastar das atividades legislativas por um período, mas logo retomou a rotina política, aparecendo em agendas públicas ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de aliados da base governista.
A prisão preventiva do deputado, decretada no início de outubro, reacendeu o debate sobre o caso. A votação no plenário da ALBA, conduzida pela presidente Ivana Bastos (PSD), confirmou a legalidade da prisão, mas não analisou o mérito das acusações. Foram 34 votos favoráveis à manutenção da detenção, 18 contrários e uma abstenção — apenas dois acima do mínimo exigido.
O Regimento Interno da Assembleia prevê a perda de mandato em caso de faltas injustificadas, mas a regra não se aplica a parlamentares presos sem condenação definitiva. Enquanto estiver detido, as ausências de Binho Galinha não serão contabilizadas. Uma eventual cassação dependeria de condenação com sentença transitada em julgado, o que ainda pode demorar. Nos bastidores, a avaliação é de que o deputado deve continuar apostando na sobrevivência política.
Resposta Jerônimo Rodrigues comenta apoio de José Ronaldo a Flávio Bolsonaro e destaca legado do PT em Feira de Santana
Eleições 2026 Prefeito José Ronaldo confirma voto em Flávio Bolsonaro para a Presidência e defende união da oposição no segundo turno
Eleições 2026 Paraná Pesquisas/BN: Rui mantém liderança em intenções de voto para o Senado na Bahia; Wagner registra queda
Pesquisa Atlas/Bloomberg: Lula lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno; veja números
Política ACM Neto nega ataque a prefeitos, projeta eleição presidencial polarizada e defende maior participação feminina na política
Proteção Senado aprova spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres 
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Tempo nublado


