A morte de Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, está sendo investigada pela Polícia Civil de Feira de Santana como um “óbito suspeito por intoxicação”. A vítima deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha e faleceu na madrugada desta sexta-feira (3).
Segundo informações exclusivas enviadas ao site Alô Juca, a principal suspeita para a morte é intoxicação por metanol. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) coletou amostras de sangue da vítima para análise toxicológica.
O material foi encaminhado ao Laboratório Central em Salvador, a fim de confirmar ou descartar a intoxicação. As autoridades aguardam o resultado da avaliação toxicológica para esclarecer as circunstâncias da morte.
Em São Paulo, pelo menos 52 casos suspeitos de intoxicação por metanol foram registrados. Dez casos já foram confirmados, e outros 36 estão sob investigação. O site Alô Juca está acompanhando a ocorrência e poderá trazer novas atualizações a qualquer momento.
Sesab e Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana informam que foi registrado um caso suspeito de intoxicação por metanol no município. O paciente, um homem de 56 anos, deu entrada na UPA da Queimadinha e evoluiu a óbito na madrugada desta sexta-feira (3). Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, a fim de confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.
Como medida preventiva, a Sesab já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas, possibilitando rápida investigação e adoção das medidas necessárias.
O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, reforçando a integração das ações de monitoramento e investigação.
As secretarias reforçam que mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde já há notificações de casos suspeitos e confirmados.
O Governo da Bahia e a Prefeitura de Feira de Santana seguem vigilantes, garantindo transparência das informações e preparados para adotar todas as providências cabíveis para proteger a saúde da população.
Canais de referência:
•Ciatox Bahia – orientações sobre medidas de tratamento: 0800 284 4343
•Cievs Bahia – investigação e notificação de casos: (71) 99999-1088 | cievs.notifica@saude.ba.gov.br
Honraria Nivaldo Lancaster será homenageado com título de Cidadão Santamarense durante Data Magna da cidade
Bahia Pacote de R$ 136 milhões amplia infraestrutura e apoia produção em municípios do Norte baiano
São João Governo da Bahia decreta ponto facultativo no período pré-São João
Bahia Investimentos de mais de R$ 1,7 bilhão do Estado fortalecem municípios e ampliam a qualidade de vida dos baianos
Economia Preço da Hora Bahia mostra onde comprar mais barato o presente do Dia dos Namorados
Luto Morre aos 86 anos o baiano Orlando Senna, um dos mais importantes cineastas brasileiros 
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Tempo nublado


