Diferente do ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), o atual gestor José Ronaldo (União Brasil) vem estreitando cada vez mais os laços com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que já rende bons frutos para Princesinha do Sertão.
Solícito e de portas abertas ao petista, Zé Ronaldo conseguiu destravar grandes obras para o município, que sem o apoio da gestão estadual, poderia estar ‘a ver navios’ devido a crise financeira instalada na cidade, como confidenciou interlocutores que transitam por Feira ao site.
O investimento robusto aplicado pelo governo da Bahia, na terra que também é do chefe do Executivo, deve render apoios de vereadores e aliados do próprio Zé Ronaldo à campanha de reeleição de Jerônimo em 2026 contra o virtual candidato, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União).
Diante desse cenário, o site apurou que a tendência no município é que o gestor não crie embargos e nem dificulte a aliança de nomes da sua base com o natural candidato ao Palácio de Ondina. Mas, deve resistir a fazer qualquer tipo de anúncio apoiando o petista devido ao seu histórico de rivalidade com a sigla.
“Uma hipótese [levantada] é que ele vai deixar o barco andar e não vai impor apoio a ACM Neto e nem vai fazer força [em prol de] ACM Neto. Eu vi muitos vereadores afirmando que não gostam de ACM Neto e já tem outros da base de Zé Ronaldo que declaram apoio abertamente a Jerônimo”, contou.
Nesta semana, os chefes do Executivo estadual e municipal participaram juntos na sessão especial de 192 anos de Feira de Santana, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. A ocasião reuniu vereadores e empresários da cidade no plenário do Parlamento.
Casamento institucional
Por outro lado, há quem enxergue a aproximação entre os políticos apenas como uma “relação institucional”, assim como disse o secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, e o vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto (PSDB) ao Portal A TARDE.
“Não tem nada nessa linha política. Estamos trabalhando com o institucional. O governador vem ajudando a cidade, e por ser de lá, ele tem muito carinho [pelo município]. Não há nenhuma conversa política nem por parte do governador, nem pela secretaria”, diz Adolpho Loyola, secretário de Relações Institucionais
Uma declaração parecida foi reforçada por Roberto, que ainda destacou a boa relação que Zé Ronaldo mantém com os Executivos independente da sua posição partidária.
“Ele tem uma relação republicana, de respeito com o governador. Ele sempre busca manter uma boa relação com a gestão, desde que assumiu o governo de Feira pela primeira vez, foi assim com Dilma, Lula”, disse o vice-prefeito.
Segundo Roberto, Zé Ronaldo já sinalizou que fará todos os esforços para melhorar a vida dos feirenses. “Ele está focado em servir Feira. Não tem nada de política”.
Já um nome da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) elogiou o tratamento institucional entre as gestões, e diz que enxerga as conversas como um “bom casamento institucional”.
“Jerônimo não encontrou esse apoio com Colbert. Tinha uma relação fria, mais distante. Colbert não queria nem aproximação com o governo. Com Zé Ronaldo, ele criou essa sinergia maior e consegue [ajudar a cidade]. Eu vejo [isso] como uma relação institucional amadurecida”, declarou.
Declaração de apoio
Nos bastidores, o prefeito Zé Ronaldo já afirmou aos seus interlocutores que deve anunciar o nome que apoiará na corrida eleitoral para o governo da Bahia a partir de 2026. O anúncio, por sua vez, pode ser feito entre fevereiro e março, quando os candidatos estarão mais azeitados.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Tempo nublado