Quarta, 23 de Julho de 2025 02:29
75 9 9702 9169
Bahia Tarifaço

Jerônimo alerta para impacto das tarifas de Trump na Bahia

Governador demonstrou preocupação com os efeitos das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

22/07/2025 08h32
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Eduardo Aiache/GOVBA
Foto: Eduardo Aiache/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), demonstrou preocupação com os efeitos das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, em especial aqueles produzidos na Bahia e destinados ao mercado norte-americano. Durante evento ontem, na Estação da Calçada, em Salvador, o petista relatou que produtores baianos estão com contratos prontos, contêineres carregados e produtos cultivados especialmente para atender às exigências do público consumidor dos EUA — agora ameaçados pelas medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump.

“Fiz inclusive uma reunião com produtores exportadores de manga, de uvas, e todo mundo muito preocupado. Tem gente com contrato pronto para exportação de uva, com contêineres prontos. Existe uma uva, uma manga, que foi produzida especificamente nos padrões para o consumo norte-americano”, relatou o governador. Segundo ele, os produtos foram desenvolvidos com base em pesquisas que visam atender ao gosto do consumidor dos EUA, com características específicas como casca, polpa e caroço adaptados.

Jerônimo também mencionou que há contêineres de mel e pescados prontos para exportação, além da preocupação com setores como soja, milho e mineração. “A Bahia, vocês sabem, hoje é um dos dois maiores produtores de mel do Brasil, e já tem contêineres de mel também arriscado, ameaçado de não ser exportado. Agora você imagina, o mel é uma cultura produzida essencialmente por pequenos, pelo agricultor familiar.”

O governador aproveitou para criticar sanções políticas do governo norte-americano, como a suspensão de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “A política não pode atrapalhar o mercado, a economia. Todas as vezes que vimos um se meter no outro, não deu certo”, afirmou.

Ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, Jerônimo também autorizou a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) a dar andamento ao aditivo contratual do Lote 1 do VLT, entre Calçada e Comércio, e ao lançamento do edital de sinalização e telecomunicações dos lotes 1, 2 e 3 do projeto.

Ainda durante o evento, o governador comentou sobre os precatórios do Fundef. “O que nós temos a pagar da educação não depende de mim, depende do governo federal, do MEC, da Justiça”, explicou, afirmando que o Estado segue cobrando a liberação dos recursos.

Sobre reforma administrativa, Jerônimo sinalizou mudanças para o início de 2026, em razão das eleições, mas negou alterações imediatas no secretariado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.