Quinta, 10 de Julho de 2025 08:10
75 9 9702 9169
Tendências Moda

Estilista moçambicano King Levi lança coleção na Escola baiana Àbámodá, em parceria com projeto África 360

Evento conta com desfile da coleção “XIGUBO – A Força Estética da Resistência Afro”  e roda de conversa com a presença do estilista em Cachoeira (BA), no dia 9 de julho.

08/07/2025 11h17 Atualizada há 2 dias
Por: Karoliny Dias Fonte: Assessoria
Fotos: Divulgação / Assessoria
Fotos: Divulgação / Assessoria

A Escola Livre de Moda Àbámodá em parceria com o projeto África 360º, liderado por Dijara Santos, receberá o diretor criativo e estilista moçambicano King Levi para lançar no Brasil sua mais nova coleção: XIGUBO – A Força Estética da Resistência Afro. O evento contará com um desfile e uma roda de conversa com o estilista que acontece no dia 09 de julho (quarta-feira), às 16h30, na cidade de Cachoeira (BA), sede da Àbámodá.

Inspirada no Xigubo, dança tradicional moçambicana de afirmação e resistência, a coleção propõe uma experiência sensorial e estética que ultrapassa as passarelas. Cada peça carrega traços da ancestralidade africana, traduzidos em alfaiataria escultural, tecidos crus, macramês, ombros angulados e joias afro-modernas que se encontram na fusão perfeita entre tradição, contemporaneidade e futuro.

A coleção XIGUBO faz parte da programação oficial do projeto Fancy Africa Brasil, uma iniciativa promovida pelo estilista em parceria com o ecossistema de internacionalização África 360º, sob gestão da empreendedora e mentora de afroempreendedores Dijara Santos.

"Esse lançamento carrega tudo aquilo que defendemos no Africa 360: moda como ferramenta de transformação social, econômica e de reconexão com a nossa história. XIGUBO veste essa potência, essa resistência e essa beleza que nos pertence e que precisa ser valorizada globalmente", afirma Dijara Santos, reforçando que essa é uma oportunidade concreta de internacionalizar talentos e gerar desenvolvimento real para as comunidades negras.

Ancestralidade e Impacto Social

Símbolo da resistência, da cultura afro-brasileira e do berço de movimentos de libertação no Brasil, Cachoeira é um território que carrega o mesmo espírito de luta e ancestralidade que dá vida à coleção. A Àbámodá  também se conecta neste sentido por sua proposta pedagógica centrada na cultura afro-indígena e na transversalidade entre moda, arte, cultura e economia criativa.

A escola, fundada por Luisa Mahin, atua com foco prioritário no público feminino negro e LGBTQIAPN+, oferecendo formação continuada e profissionalizante em design, costura e criação de coleções autorais com forte ligação identitária e territorial. O projeto também realiza estágios, processos de incubação e uma série de iniciativas para contribuir no desenvolvimento desses negócios.

"Ter King Levi lançando sua coleção aqui não é apenas sobre moda. É sobre reafirmar que a periferia, a ancestralidade e a resistência são, sim, os centros de inovação e de criação global", destaca Luisa Mahin, fundadora da Àbámodá.

A Àbámodá integra a Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura do Ministério da Cultura e conta com o apoio financeiro  da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Governo do Estado da Bahia, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO
O quê: Lançamento da coleção internacional "XIGUBO – A Força Estética da Resistência Afro"
Quem: King Levi (Moçambique) | Projeto Fancy Africa Brasil + África 360º
Quando: 9 de julho de 2025 (terça-feira), às 16h30
Onde: Escola Livre de Moda Àbámodá – Largo d'Ajuda, 05 - Centro, Cachoeira/BA
Quanto: Evento gratuito e aberto ao público

 

Foto

Foto

Foto

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Vanda Há 2 dias Moçambique, Maputo Moçambique Brasil junção perfeita
Vanda Há 2 dias Moçambique, Maputo Colecção xigubo representa a cultura africana
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.