O preço da arroba do boi gordo divulgado nesta semana pela Cooperfeira permaneceu em R$ 310,00, valor que se repete nas últimas semanas. A estabilidade reflete um mercado sem fatos novos relevantes, com manutenção das mesmas condições observadas desde o início do ano.
Na comparação recente, a arroba segue no mesmo patamar das semanas anteriores, confirmando um movimento típico do começo do ano, quando o mercado tende a se acomodar após as oscilações do fim de 2025. Até aqui, a combinação de oferta regular de animais e consumo interno satisfatório tem sido suficiente para manter o preço estável.
A análise da Cooperfeira aponta, no entanto, que o cenário pode começar a mudar nos próximos dias em função das chuvas fortes registradas em praticamente todas as regiões da Bahia, inclusive em áreas produtoras do entorno de Feira de Santana. Há previsão de novos episódios de chuva intensa e trovoadas ao longo desta semana, o que pode alterar o comportamento do produtor no campo.
Com a seca enfrentada até agora, muitos pecuaristas vinham mantendo o gado com ração comprada, elevando os custos de produção e, em alguns casos, antecipando a venda dos animais. Com a chegada das chuvas, o cenário tende a se inverter: o capim volta a brotar, o gado retorna à alimentação natural, com custo significativamente menor, e o produtor passa a ter mais condições de esperar a engorda do rebanho.
Esse movimento costuma reduzir a oferta imediata de bois prontos para o abate, o que pode gerar reflexos nos preços nas próximas semanas, caso as chuvas se consolidem. A Cooperfeira avalia que, mantidas as condições climáticas favoráveis e o nível atual de consumo, o mercado pode sair do atual período de estabilidade para novos ajustes mais à frente.
A entidade seguirá acompanhando semanalmente o comportamento do mercado e os impactos das condições climáticas sobre a oferta de animais, mantendo produtores e agentes do setor informados.
Arroba do boi Arroba do boi gordo se mantém em R$ 350 e acumula alta de quase 13% em 2026
Título de eleitor Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio
Doenças Raras Feira de Santana sediará a 2ª edição do Cenário das Doenças Raras no Nordeste
Feira em Ação SEDESO marcará presença em mais uma edição do Feira em Ação
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (22)
Na Inglaterra Secretário de Planejamento de Feira participa de programa internacional sobre PPPs em Londres 
Mín. 21° Máx. 25°
Mín. 20° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas


