Sexta, 12 de Setembro de 2025 04:30
75 9 9702 9169
Geral Nova

Nova operação da Polícia Federal cumpre mandados na Bahia

Nova operação da Polícia Federal cumpre mandados na Bahia

27/08/2020 10h01 Atualizada há 5 anos
Por:
Nova operação da Polícia Federal cumpre mandados na Bahia

A fim de desarticular um esquema criminoso de tráfico de pássaros silvestres na Bahia, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Ajuruetê, na manhã desta quinta-feira (27). Com apoio do Ibama, ICMBio, Inema-BA e Polícia Militar, são cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares em diversas cidades na Bahia.

As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um traficante de animais silvestres em Caruaru, no interior de Pernambuco, em 2018. Na época, se constatou que a maioria dos fornecedores de pássaros para o indivíduo era do sudoeste baiano.

A partir disso, com o avanço das apurações, a PF confirmou "a existência de uma extensa rede de traficantes de pássaros silvestres com atuação especialmente na Bahia, sendo obtidos indícios, também, de que parte dessas aves estivessem sendo capturadas em unidades de conservação federais.

Além disso, entre meados de 2019 e o início de 2020, foram realizados sete flagrantes de tráfico com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. Essas medidas culminaram na lavratura de termos circunstanciados de ocorrência e na apreensão de 824 pássaros. A maioria era papagaio, que possuem maior valor no mercado ilegal, mas também apreenderam araras e tucanos, muitos ainda filhotes.

Um dos suspeitos, inclusive, já foi preso pela PF e autuado diversas vezes pelo Ibama. Ele é considerado um dos maiores traficantes de psitacídeos, família a qual pertencem os papagaios, periquitos e araras, do país. De acordo com a corporação, as multas aplicadas pelo Ibama superam a marca de R$ 1,6 milhão. Os investigados serão indiciados por associação criminosa.

A operação também se extende ao estado de Minas Gerais.

Fonte: site Bahia Notícias

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.