Domingo, 19 de Maio de 2024 00:38
75 9 9702 9169
Política Eleições 2024

Ró Valetim lança seu nome como pré-candidata a prefeita de São Francisco do Conde

Vereadora pretende levar o legado de sua irmã, Rilza Valentim, a frente.

24/04/2024 17h03 Atualizada há 3 semanas
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Vereadora Ró Valentim - Foto: Arquivo pessoal
Vereadora Ró Valentim - Foto: Arquivo pessoal

A vereadora da cidade de São Francisco do Conde, Ró Valentim (PCdoB), falou sobre as informações que circulam no meio político da cidade de que ela é pré-candidata a prefeita. Ela falou ainda como está a construção da sua futura candidatura. Ró lembrou que seu partido está dentro da federação, do PV, PCdoB e PT e que por isso é apoiada por esses três partidos. “E hoje a nossa caminhada realmente é de construção de um legado, de uma cidade. Primeiro porque a somos uma cidade rica, mas onde essa riqueza não é vista para transformar a vida das pessoas”, disse.

Ela disse que fica muito preocupada quando percebe que hoje São Francisco do Conde tem “uma gestão que não faz gestão”. A candidatura da vereadora recebeu o aval do governador Jerônimo Rodrigues e agora apareceu um deputado demonstrando interesse em querer construir, agregando o PT, um grupo político que foi até contrário a ele na campanha que foi atual prefeito, Antônio Calmon.

“É muito difícil, quando temos uma caminhada longa e de lutas, quando se depara com esse tipo de situação, mas hoje o que importa para mim é estar dentro de uma federação e sendo apoiada pelo governador Jerônimo e pelo nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eu sou a pré-candidata da federação. Tínhamos um outro pré-candidato e a escolha seria feita através de pesquisas. Quem estivesse melhor seria o candidato. E eu acho que o que o combinado não sai caro, explica.

Quando chegou um determinado momento, ressalta a vereadora, esse acordo, dentro de uma parte do grupo do PT Municipal, não se concretizou. “Mas independente disso, foi determinado, foi decidido o que foi acordado. Por isso, hoje eu sou a pré-candidata da federação”.

São Francisco do Conde é uma cidade rica, mas infelizmente essa riqueza não reflete em seu povo. Ainda se vê pessoas passando fome, vivendo abaixo da linha da pobreza. “Eu sempre digo que uma parte dessa luta é da minha irmã Rilza Valentim. Ela deixou um legado quando foi prefeita. Quando ela assumiu a Prefeitura, ou seja, quando ela realmente entrou na política propriamente dita, ela sempre chegava em casa e dizia que mudaria a história da sua cidade sendo prefeita dela”.

Então, lembra ainda Ró, Rilza foi vereadora por dois mandatos e no segundo mandato, no segundo dia que ela ganhou a eleição, disse que esse seria o seu último mandato como vereadora e que iria transformar a vida do povo da sua cidade. “Ganhou a eleição, foi prefeita e em cinco anos e meio ela transformou São Francisco do Conde. Não deu tempo porque ela não concluiu o mandato, mas o que ela pode fazer, ela fez”. Rilza morreu aos 51 anos de anemia falciforme.

Para Ró, Rilza é um exemplo. “Tive uma professora, uma escola dentro da minha casa. E quando ela faleceu, que eu vi o projeto dela sendo destruído, coube a família dela abraçar essa causa e ir para rua lutar pelo legado dela, pelo projeto de mudança daquela cidade. Hoje eu assumo esse compromisso”, garantiu.

A família delas tem uma tradição de luta por São Francisco do Conde. “Eu hoje sou vereadora e já assumi várias funções dentro do nosso município. Já fui coordenadora, sou funcionária pública, sempre atuei na área da educação. Eu tenho uma história, uma caminhada. E hoje lanço meu nome como pré-candidato a prefeita porque temos uma cidade rica e em que o povo também precisa ser rico, ter melhores condições de vida. E essa luta é para isso. Essa é a minha missão, a de mudar a história de São Francisco do Conde para que não ouçamos mais que somos uma cidade rica com um povo pobre”.

Ró falou ainda sobre os vereadores que estão e os que saíram da bancada de oposição. Ela afirmou que o vereador Marivaldo saiu dela a partir do momento que decidiram pela sua pré-candidatura. “Ele fazia parte da Federação, mas quando decidiram que eu seria a pré-candidata Marivaldo resolveu sair do PT, da presidência do partido, e ir para outro partido, caminhar junto com a gestão”.

A vereadora diz que acredita muito na ideologia política e numa causa. “Eu acredito muito em um projeto e eu estou dentro dele há dez anos, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.