Perícia do DPT (Departamento de Polícia Técnica) aponta que o tiro que matou a indígena pataxó–hã-hã-hãe Maria de Fátima Muniz foi disparado pela arma de um filho de fazendeiros. Nega Pataxó, como era conhecida, foi assassinada a tiros na tarde de domingo (22) após ruralistas de um grupo autointitulado “Invasão Zero” tentarem expulsar indígenas que ocupavam uma fazenda no município de Potiraguá, no extremo sul da Bahia.
O acusado, de 19 anos, é um dos dois presos após o conflito. O segundo é um policial militar da reserva, de 60 anos, de acordo com a Polícia Civil.
Nega Pataxó chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
O cacique Nailton Pataxó, irmão dela, também foi baleado e encaminhado para cirurgia. Ele não corre risco de morte.
Nesta terça-feira (23), o presidente Lula (PT) prometeu uma resposta federal ao conflito no estado. “Quero colocar o governo federal à disposição do Jerônimo (Rodrigues, governador da Bahia) e dos povos indígenas para encontrar uma solução de forma pacífica”, disse em entrevista à Rádio Metrópole.
Ao site, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que o reforço do policiamento ostensivo e a criação da Companhia de Mediação de Conflitos Agrários e Urbanos (Cimcau) estão entre as ações de um plano de enfrentamento à escalada da violência no campo em território baiano.
O MPF (Ministério Público Federal) e Defensorias Públicas da União e da Bahia afirmam que assassinatos de indígenas na região têm ligação com milícia armada que atua no estado.
Investigações apontam que o grupo conta com a participação de PMs. As apurações começaram após a implantação de um gabinete de crise instalado pelo Ministério dos Povos Indígenas para investigar o assassinato de três jovens indígenas no sul da Bahia, entre setembro de 2022 e janeiro de 2023.
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano 
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 23°
ChuvaMín. 20° Máx. 27°
Chuva



