Estava tudo pronto para a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos) se filiar ao PT no último dia 17 de dezembro, em Vitória da Conquista, como publicado aqui no Boca de Forno News no último dia 12. A prefeita ressaltou que a programação foi feita pela Executiva Estadual do partido para ser realizada uma assembleia ordinária no município de Vitória da Conquista.
Eliana explicou, em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, que a filiação não aconteceu porque infelizmente morreu, aos 70 anos, o ex-deputado Luiz Alberto. Luiz Alberto atuou como uma das principais vozes da luta por direitos da população negra no Brasil. Ele ocupou ainda o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia e integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula.
“Não aconteceu apenas com a minha filiação, como também com os outros colegas prefeitos que iriam fazer esse ingresso. Com a passagem de Luiz Alberto ficamos de luto, o que é natural. O clima era de muita tristeza e comoção. Dentro desse cenário, não havia condições de se fazer um ato festivo de filiação nem meu e nem de outros colegas”, explicou.
O diretório estadual do PT se reuniu e se tomou a decisão do adiamento da filiação. A assembleia foi relocada para Salvador, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, e aconteceu, no mesmo dia e horário previamente combinados, a Plenária Luiz Alberto. “Essa assembleia rendeu grandes homenagens a ele. Muita comoção e um mix de tristeza e alegria pelo fato de estarmos fazendo essa justa homenagem a um companheiro de várias décadas de luta e militância no PT”.
Na Plenária, foram várias autoridades políticas convidadas pelo presidente Éder Valadares e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner para prestar essa homenagem a Luiz Alberto, com a presença dos seus filhos. “Pessoas do Movimento Negro Unificado, a Unegro, e diversas instituições e movimentos sociais estavam ali presentes rendendo essas homenagens. Eu também estava lá para homenageá-lo. Lembro que na reunião do estaleiro estávamos discutindo diversas questões políticas a nível de Recôncavo Baiano e ele estava inserido em nossa pré-candidatura para o próximo ano”.
Eliana ressalta que Luiz Alberto estava lhe dando apoio, incentivo e fazendo articulações no cenário da política cachoeirana. Estava ainda fazendo uma costura política no cenário municipal de Maragogipe. “Eu teria que dar essa retribuição a ele. É uma perda grande e deixa uma lacuna não apenas para o PT, mas para o cenário político do Brasil. Luiz Alberto era grande, era G. Perdemos uma grande liderança”, lamenta.
Já existe uma nova data para essa filiação. Ficou acordado com a direção da Executiva Estadual da legenda que a filiação dela e dos demais prefeitos acontecerá no próximo dia 20 de janeiro, em Vitória da Conquista, com um grande ato. “Acontecerá como de fato deve ser realizado”, finalizou.
Eleições 2026 ACM Neto minimiza apoio de prefeitos a Jerônimo na disputa ao governo da Bahia
Luto na política Morre Renato Rabelo, um dos principais líderes do PCdoB
Entrevista Ex-deputado Carlos Geilson esclarece rompimentos, alianças e trajetória política em entrevista ao Programa Boca de Forno
Política Em entrevista ao Boca de Forno, Zé Neto fala sobre possível aliança com Ronaldo, eleições e saída de Coronel da base
Cassado e preso Dez anos após impeachment, Cunha repete estratégia de Dilma para voltar à política
Encontro “Faço questão de manter cordialidade”, diz Bruno sobre encontro com Jerônimo 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas



