Uma ação conjunta da Marinha do Brasil e da Polícia Federal resultou na apreensão de mais de duas toneladas de haxixe, na tarde de sexta-feira, 10, a 196 milhas náuticas (363 quilômetros) da costa, na altura da cidade de Salvador. A apreensão aconteceu durante uma operação interagências realizada pelas duas forças. O veleiro “KIEL”, que estava com os entorpecentes, foi interditado e apresado por meio do Navio-Patrulha “Guaratuba”, com atuação de Fuzileiros Navais e Agentes da PF que estão embarcados.
Essa é a segunda maior apreensão de haxixe no mar brasileiro. Em 2021, o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” apreendeu 4,3 toneladas da droga, também a cerca de 360 km da costa, na altura de Recife, Pernambuco um recorde no País. Naquela ocasião, a MB e a PF, em coordenação com autoridades estrangeiras, interceptaram, durante a noite, um veleiro carregado dessa droga, que é produzida a partir da planta da maconha.
A operação, à época, foi realizada por meio da troca de informações entre as agências internacionais, a PF e a MB, com a identificação de que o veleiro teria partido do continente europeu carregado de haxixe, o que configura uma rota inversa à normalmente utilizada pelo tráfico de outras drogas como a Cocaína.
Mais de 2 toneladas de haxixe foram encontradas em veleiro -
Outras apreensões recentes
Em setembro deste ano, outra ação interagências entre a MB e a PF resultou na apreensão de 3,6 toneladas de cocaína, na costa do estado de Pernambuco. Essa foi a maior apreensão desse entorpecente, realizada no mar brasileiro. A ação representou um esforço conjunto das forças de segurança e fiscalização para combater os crimes transfronteiriços e ambientais.
Durante a ação, um Navio-Patrulha de 500 toneladas, da MB, que transportava os agentes da PF, abordou a embarcação “PALMARES 1”. No momento da abordagem, havia cinco tripulantes na embarcação, que tinha como destino a África. A apreensão ocorreu a 18 milhas náuticas de Recife, em Pernambuco o que equivale a, aproximadamente, 33 quilômetros.
No mesmo mês, militares da Marinha apreenderam cerca de 1,3 tonelada de skank e 90,78 kg de pasta base de cocaína em uma embarcação regional no rio Solimões, nas proximidades da cidade de Fonte Boa, Amazonas. A droga foi descoberta quando um navio da MB realizava ações de Patrulha e Inspeção Naval. Dois suspeitos foram detidos e entregues à Polícia Civil.
A droga teria sido repassada aos suspeitos por outra embarcação de bandeira colombiana, “RR-Lobo”, que havia saído da cidade de Letícia, na Colômbia, nas proximidades de Tabatinga (AM). O destino seria a cidade colombiana de La Pedrera, no rio Japurá, acima da localidade de Vila Bittencourt (próximo à fronteira Brasil-Colômbia).
contrabando PF mira esquema de contrabando de migrantes ligado a lavagem de dinheiro em Salvador
facção Polícia Civil prende líderes do Comando Vermelho que ordenavam homicídios de dentro do presídio na Bahia
Desvio de dinheiro Saiba quem são o vereador e o ex-secretário presos suspeitos de integrar esquema de desvio milionário na saúde pública
Polícia Em encontro tenso com coronéis, Jerônimo lança comitê para controlar letalidade policial na Bahia
Tráfico de drogas Polícia Federal prende três pessoas por tráfico de drogas no Aeroporto de Salvador
MPF Investigação aponta compra de livros superfaturados por meio milhão de reais em apenas um dia em município baiano 
Mín. 21° Máx. 22°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva



