Solenidade de inauguração - Foto: Boca de Forno News
A prefeitura de Santo Amaro da Purificação apoiou a iniciativa da implantação do Núcleo de Atendimento à Mulher (NEAM) na cidade. Conforme a prefeita Alessandra Gomes (PSD), em parceria com o Governo do Estado, ficamos responsáveis por fazer com que o núcleo funcione. “Quais são as nossas responsabilidades? É o apoio a delegadas, aos investigadores, com profissionais, com manutenção e todo o suporte que o núcleo precisa a Prefeitura está aqui junto com o convênio firmado com o Governo do Estado”, afirma.
Como mulher e gestora, Alessandra disse que trazer esse equipamento para Santo Amaro é para oportunizar as mulheres da cidade para ter um acolhimento digno com o espaço, com profissionais, para que tenham uma escuta. “A escuta é necessária. A mulher precisa ser escutada porque elas não falavam. Aqui é o início de uma que ela vai ter com quem pode ajudá-la”.
Sobre à violência praticada contra as mulheres por homens em Santo Amaro, Alessandra lembra que não é apenas na cidade a qual governa que isso acontece. “É uma cultura. É mundial e Santo Amaro não está pior do que lugar nenhum. O nosso trabalho é melhorar isso. Por isso chamamos as mulheres de Santo Amaro que sofrem com a violência para que venham para os nossos equipamentos. Estamos esperando para acolher vocês”.
Secretário Marcelo Werner e a delegada Karina Dórea - Foto: Boca de Forno News
Já a delegada Karina Dórea falou sobre a importância da inauguração desse NEAM. “Hoje é um dia especial. Esse núcleo foi entregue oficialmente para a população de Santa Amaro e para Polícia Civil. Esse local é destinado ao acolhimento das mulheres vítimas de violência”.
Para as mulheres que ainda se sentem acanhadas de buscar ajuda no NEAM, Karina ressalta que existe todo um atendimento individualizado, uma sala especializada para atendimento dessa mulher resguardada, que tem um pouco de vergonha de expor a sua situação. Para elas, nós temos um ambiente preparado para acolhê-la”, diz.
No núcleo tem ainda, ressalta a delegada, uma sala de acolhimento para os familiares, principalmente crianças que acompanham essa mulher a unidade, que muitas vezes precisam estar acompanhados dos seus filhos. “Hoje nós contamos com uma sala que pode estar atendendo essa criança. Nós temos brinquedos, historinhas, livros e essa criança permanecerá nesse local de acolhimento para ela, enquanto a mãe está fazendo o registro de ocorrência, está sendo ouvida. E nós, da Polícia Civil, estamos fazendo todo o trabalho para atender com a melhor qualidade”.
Em relação à estrutura de atendimento, Karina diz que o local tem em seu quadro um investigador, que chegou a pouco tempo. “Temos ainda um Escrivão e, com a parceria com a Prefeitura de Santa Amaro, nos foi cedido duas servidoras que estão aqui auxiliando os nossos trabalhos. Agradeço também a Prefeitura de Saubara que nos cede uma servidora. Ela nos auxilia também nos trabalhos de atendimento à mulher”, finaliza.
Segurança é morto Segurança é morto a tiros após discussão em bar de Feira de Santana
Envenenamento Adolescente de 17 anos tenta envenenar pais e primo após namoro ser proibido
Drogas Idosa é flagrada ao tentar entrar em presídio com drogas e eletrônicos na muleta
Induto 11 detentos não retornam ao Conjunto Penal de Feira após saída temporária
Redução de crimes Cidade do sudoeste lidera redução de crimes violentos e se torna a cidade mais segura da Bahia
Golpe do amor Acusado de aplicar 'golpe do amor' em mulheres de vários estados é preso em Feira de Santana 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuva



