Dezoito atletas baianos classificaram-se para o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que ocorrerá entre 28 de setembro e 1 de outubro, na cidade de Lagoa Santa, Minas Gerais.
A convocação dos atletas foi feita pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em ofício circular datado de 24 de setembro, que considerou como critério para seleção o resultado do Brasileiro, encerrado no último domingo (24). Na etapa nacional, também realizada em Lagoa Santa, a delegação baiana mais uma vez fez história, conquistando 192 medalhas: 52 de ouro, 71 de prata e 69 bronze.
A Bahia esteve representada por cerca de 200 jovens de 7 a 17 anos, todos eles alunos do projeto social Remando em Águas Baianas, apoiado financeiramente pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e executado em parceira com a Federação Baiana de Canoagem (FBC).
Das 43 equipes de canoagem velocidade de todo o Brasil que participaram da competição, as três primeiras posições na pontuação geral foram ocupadas por entidades baianas: a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba, conquistou primeiro lugar, com 2.296 pontos, seguida da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), que obteve 1.712 pontos e, em terceiro, a Associação Marauense de Canoagem (AMC), com 643 pontos.
“Foram cinco dias intensos e cansativos de competição, mas o resultado foi gratificante, com toda a delegação empenhada em fazer boas provas. A Bahia ocupou por várias vezes os três lugares do pódio, totalizando a conquista de 192 medalhas”, comemorou Camila Lima, presidente da FBC.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comenta sobre o desempenho destacado da Bahia a cada competição. “Existe o talento para a prática da canoagem na Bahia que é intrínseca à origem e à história de vida desses jovens, mas o investimento regular que o Governo do Estado tem feito nesses últimos anos tem potencializado ainda mais a capacidade técnica desses atletas”.
Núcleos
Com atendimento a mais de 400 atletas de 7 a 17 anos, o projeto Remando em Águas Baianas tem núcleos em funcionamento nos municípios de Ubaitaba, Ubatã, Itacaré e Maraú. Por meio da parceria firmada com a FBC, o Governo da Bahia investe R$ 2 milhões nessa política pública, garantindo o aprimoramento técnico dos jovens, material esportivo (a exemplo de colete, remo e nove canoas), contratação de profissionais e aquisição de uniformes.
Para execução do projeto, que tem duração anual, a Federação de Canoagem conta com o apoio da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), da Associação Sanfelixta de Canoagem (ASC), da Associação Marauense de Canoagem (AMC) e da Associação Ubatense Esportiva De Canoagem (Auesc) e a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC).
Fluminense Fluminense de Feira anuncia Rodrigo Fonseca como técnico para comandar equipe na busca pelo acesso em 2026
Torcida única Ba-Vi terá torcida única e operação especial com mais de 300 policiais
técnico de seleções Ancelotti é o técnico de seleções mais bem pago do mundo
Acidente de moto Promessa da ginástica brasileira morre em acidente de moto aos 20 anos
Seleção brasileira Sem Jean Lucas, Ancelotti convoca Seleção Brasileira para amistosos; veja lista
Natação Nadador feirense conquista medalhas na Copa Brasil de Natação 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado



