Sexta, 16 de Janeiro de 2026 12:49
75 98160-8722
Esporte Redução de pena

Justiça de SP autoriza redução de 160 dias na pena de Robinho

Ex-jogador cumpre pena em Limeira e redução pode antecipar saída do sistema prisional para o fim de 2032

16/01/2026 10h47
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Divulgação/Santos FC
Foto: Divulgação/Santos FC

A Justiça de São Paulo autorizou a remição de 160 dias da pena do ex-jogador Robinho, condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo cometido na Itália. A decisão foi proferida na quarta-feira (14) e se refere ao processo de execução penal de Robson de Souza, que atualmente cumpre pena no Centro de Ressocialização de Limeira, no interior paulista.

No despacho, o magistrado responsável pelo caso formalizou a redução da pena ao afirmar: “Declaro remidos 160 dias de pena do condenado Robson de Souza, recolhido no Centro de Ressocialização de Limeira”.

Robinho está preso desde março de 2024 e, antes da decisão, a previsão era de que cumprisse a pena integralmente até março de 2033. Com a remição reconhecida pela Justiça, a estimativa é de que ele deixe o sistema prisional no fim de 2032, a depender de novos cálculos que ainda não foram concluídos. O processo tramita em segredo de Justiça.

O pedido mais recente da defesa para atualização da remição foi protocolado em 7 de janeiro. Segundo os advogados, a redução foi obtida com base em atividades realizadas durante o período de encarceramento.

Essa não é a primeira vez que a Justiça paulista reconhece a remição da pena do ex-atleta. Em novembro de 2025, quando Robinho ainda estava preso na Penitenciária Dr. José Augusto Salgado, em Tremembé, a defesa teve pedido semelhante aceito. Na ocasião, o magistrado considerou a participação do condenado em cursos, estudos e leituras de livros dentro da unidade prisional.

Pouco depois, Robinho foi transferido para o Centro de Ressocialização de Limeira. A Secretaria da Administração Penitenciária informou que a mudança ocorreu em 17 de novembro, após solicitação da defesa. A unidade é destinada a réus primários, com penas inferiores a dez anos e sem vínculo com facções criminosas.

Inaugurado em 2001, o Centro de Ressocialização de Limeira abriga atualmente 119 presos no regime fechado, apesar da capacidade para 104. No regime semiaberto, são 139 detentos em um espaço projetado para 125 vagas. A maioria dos internos é da própria região, em um raio de até dez quilômetros da unidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.