
Dores na coluna, no joelho e outros incômodos nos ossos são queixas frequentes, especialmente à medida que envelhecemos. Para aqueles que levam uma vida sedentária, essas dores podem se tornar ainda mais persistentes. No entanto, há uma maneira eficaz de fortalecer os ossos e garantir uma maior qualidade de vida: a prática regular de atividade física. Segundo a profissional de Educação Física, Edimara Silva, mais conhecida como Maroca Personal, fortalecer músculos e ossos é a melhor escolha para prevenir problemas de saúde, como a osteoporose.
"Com o avançar da idade, o indivíduo é acometido por diversas alterações em seu sistema músculo esquelético, e a osteoporose, que é a perda de massa óssea, é uma das alterações. A atividade física ajuda a fortalecer os ossos e, consequentemente, reduzir os riscos dessa perda de massa óssea, além de auxiliar na prevenção de doenças, principalmente as crônicas, às quais muitas delas estão relacionadas com o estilo de vida que levamos, como é o caso do diabetes e hipertensão. Outros benefícios são a melhora da capacidade cardiorrespiratória, fortalecimento dos músculos e das articulações e alívio dos sintomas da depressão e ansiedade", afirma.
O nosso corpo foi projetado para se manter em constante movimento, e a prática regular de exercícios físicos não só melhora nossa condição física, mas também traz benefícios significativos para a nossa saúde mental. "Quando o indivíduo começa a praticar alguma atividade física, ele combate alguns sintomas da depressão e da ansiedade, porque ele começa a fazer novas amizades, ele começa a enfrentar outros espaços. Além disso, durante a prática de atividade física, o corpo libera hormônios que promovem essa sensação de prazer e bem-estar", explica Maroca.

Segundo a personal, um dos maiores riscos na terceira idade é a queda, e o exercício físico se torna um pilar essencial para promover equilíbrio, aprimorar a postura e fortalecer os ossos. "Durante o processo de envelhecimento, o indivíduo está mais sujeito a sofrer alguma fratura, isso ocorre devido à perda de massa óssea, porque com o avançar da idade, os músculos e os ossos vão perdendo suas funções naturais, e isso é percebido principalmente naqueles indivíduos sedentários, que não praticam nenhuma atividade física", disse.
A saúde dos ossos deve ser uma preocupação constante na vida das pessoas desde a infância. Apenas no Brasil, a osteoporose, doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, afeta cerca de 10 milhões de pessoas e é responsável por 200 mil mortes por ano no país.
“Recomendo atividades de baixo impacto, como musculação, atividade dentro da água, como a hidroginástica e o pilates. Essas atividades ajudam a desenvolver força muscular, flexibilidade, equilíbrio e a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. O acompanhamento de um profissional de educação física é essencial, pois ele é o profissional responsável por promover saúde através da prática de exercícios físicos. Fazemos a avaliação do estado físico do indivíduo e fornecemos orientações com base nas especificidades de cada um", orientou Edimara.
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



