Sábado, 08 de Novembro de 2025 07:17
75 98160-8722
Brasil Paciente

Paciente infectado com coronavírus está em estado grave no RJ

Paciente infectado com coronavírus está em estado grave no RJ

16/03/2020 12h38
Por: bocadeforno

O RJ registrou neste domingo (15) o primeiro paciente com coronavírus em estado gravíssimo. Trata-se de um homem na faixa dos 60 anos internado em um hospital da rede privada.

"O sistema respiratório [está] comprometido. [O paciente] já está entubado, gravíssimo", afirmou o governador Wilson Witzel na noite deste domingo.

Não há detalhes de como o paciente contraiu o vírus nem onde ele está internado. Ele é o segundo caso grave de Covid-19 do Brasil. O primeiro é o de uma mulher no Distrito Federal.

No boletim deste domingo da Secretaria Estadual de Saúde, o RJ registrava 24 casos confirmados e 95 suspeitos -- 147 foram descartados. Em todo o país, eram 200.

Witzel e as praias cheias

Na sexta-feira (13), Witzel afirmou que a PM poderia interditar as praias para evitar aglomerações. Ao fim de um domingo de sol e orla cheia, o governador baixou o tom.

“Eu, em hipótese alguma, quero pegar uma pessoa arrastar pelo braço e levar para casa. Não acho que seja necessário isso, e não será necessário”, afirmou.

“O momento não é de proibir. Eu quero conscientizar o nosso povo fluminense de que ele pode ser o portador de uma doença que vai matar o seu avô, que vai matar o seu pai. Vai haver um momento de voltar para praia, mas esse momento agora de aglomeração de pessoas vai ser fatal para aquelas pessoas que a gente mais ama”, frisou.

Transmissão comunitária

O órgão também identificou os primeiros casos de transmissão comunitária — quando não se sabe a origem de um caso transmitido — na capital fluminense.

Inicialmente, o Rio tinha apenas casos importados, de pessoas que viajam ou têm contato com quem veio de fora. Até esta quinta (12), havia apenas um caso de paciente infectado que não havia saído do estado.

Segundo o Ministério da Saúde, RJ e SP são os únicos estados que já tem a chamada transmissão comunitária.

Com informações do G1

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.