O RJ registrou neste domingo (15) o primeiro paciente com coronavírus em estado gravíssimo. Trata-se de um homem na faixa dos 60 anos internado em um hospital da rede privada.
"O sistema respiratório [está] comprometido. [O paciente] já está entubado, gravíssimo", afirmou o governador Wilson Witzel na noite deste domingo.
Não há detalhes de como o paciente contraiu o vírus nem onde ele está internado. Ele é o segundo caso grave de Covid-19 do Brasil. O primeiro é o de uma mulher no Distrito Federal.
No boletim deste domingo da Secretaria Estadual de Saúde, o RJ registrava 24 casos confirmados e 95 suspeitos -- 147 foram descartados. Em todo o país, eram 200.
Na sexta-feira (13), Witzel afirmou que a PM poderia interditar as praias para evitar aglomerações. Ao fim de um domingo de sol e orla cheia, o governador baixou o tom.
“Eu, em hipótese alguma, quero pegar uma pessoa arrastar pelo braço e levar para casa. Não acho que seja necessário isso, e não será necessário”, afirmou.
“O momento não é de proibir. Eu quero conscientizar o nosso povo fluminense de que ele pode ser o portador de uma doença que vai matar o seu avô, que vai matar o seu pai. Vai haver um momento de voltar para praia, mas esse momento agora de aglomeração de pessoas vai ser fatal para aquelas pessoas que a gente mais ama”, frisou.
O órgão também identificou os primeiros casos de transmissão comunitária — quando não se sabe a origem de um caso transmitido — na capital fluminense.
Inicialmente, o Rio tinha apenas casos importados, de pessoas que viajam ou têm contato com quem veio de fora. Até esta quinta (12), havia apenas um caso de paciente infectado que não havia saído do estado.
Segundo o Ministério da Saúde, RJ e SP são os únicos estados que já tem a chamada transmissão comunitária.
Com informações do G1
Mulher general Lula oficializa promoção da primeira mulher ao posto de general do Exército
Criticas ao PIX Relatório dos EUA volta a criticar o Pix e aponta impacto em empresas de cartão
Projeto de lei Entenda proposta que quer barrar monetização de conteúdo com misoginia na internet
Indicação Mendonça e Kassio atuam no Senado para diminuir resistência a Messias, indicado de Lula ao STF
ANP Produção de petróleo e gás natural do Brasil bate recorde em fevereiro
Mudanças Mudança na Esplanada: Novos ministros assumem Agricultura e Pesca 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Parcialmente nublado


