Adriano Gomes de Lima, um dos maiores medalhistas paralímpicos do Brasil, faleceu neste sábado (7). O ex-atleta tinha 52 anos e lutava contra um sarcoma (câncer ósseo) desde 2024.
Ao longo de sua carreira, Adriano participou de seis edições dos Jogos Paralímpicos, conquistando um ouro, cinco pratas e três bronzes em Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.
Em 2025, ele foi homenageado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) durante os 30 anos da entidade, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento do paradesporto no país.
"Comecei a nadar em 1993, dois anos antes da criação do CPB, então faço parte dessa história. Não é por acaso que o Brasil está sempre entre os 10 melhores nos Jogos Paralímpicos, pois há um investimento muito importante no desenvolvimento do esporte paralímpico", afirmou Adriano na época.
Ele entrou no esporte aquático inicialmente como forma de reabilitação, após ter sofrido uma queda de um telhado em uma obra aos 17 anos.
(Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Mega-Sena Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 47 milhões no próximo sorteio
Imposto de Renda Isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil já eleva salário líquido de trabalhadores
IPVA IPVA não é obrigatório para todos; saiba quem pode deixar de pagar
Medida Provisória Presidente libera recursos do FGTS para hospitais filantrópicos
Decisão Ignorando Dino, TJ-DFT dá aumento de 80% a penduricalho de juízes 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



