Realizado nesta segunda-feira (2), o velório de Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, atraiu autoridades políticas e do futebol do Brasil e do exterior. Jornalistas de 23 países acompanham a despedida do tricampeão mundial brasileiro. O velório acontece no estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), do Santos, único clube defendido profissionalmente por Pelé.
O ex-atleta morreu na quinta-feira (29), aos 82 anos, vítimas de problemas renais e cardíacos agravados pelo tratamento de um câncer de cólon, descoberto em 2021. O sepultamento acontece às 10h de terça-feira (3), no Cemitério Memorial, em Santos, local escolhido pelo ex-jogador.O velório é aberto ao público, inclusive durante a madrugada.
Recém-empossado, o governador de São Paulo, Tárcisio Freitas (Republicanos), compareceu à Vila Belmiro pela manhã. O presidente Lula é esperado na terça.
Companheiros de time e da seleção falarão sobre o ex-jogador, classificado como atleta do século durante o Século XX. “Éramos grandes amigos. Fui padrinho do seu casamento”, relatou o ex-jogador Pepe, que formou o mais famoso ataque do Santos com Pelé, Mengalvio e Coutino. “Estou com o coração partido. Rei Pelé, descanse em paz”
Um dos primeiros a chegar ao velório foi o presidente da Fifa, Gianni Infantino. “Pedimos um minuto de silêncio em todos os estádio e agora também vamos pedir a todas as federações no mundo inteiro que batizem um estádio de cada país com o nome de Pelé, porque os jovens têm que saber e lembrar quem ele era”, ressaltou.
Com informações do G1 e do Terra.
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas