Intimado pela comissão da Câmara que investiga o ataque ao Capitólio em 2021, nos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump se recusa a depor, sob alegação de que tem “imunidade absoluta”.
De acordo com informações do jornal O Globo, ele entrou com uma ação na Justiça na sexta-feira (11) para tentar barrar a convocação.
Os advogados de Trump classificam a intimação como “inválida, ilegal e inexequível” e argumentam que o ex-presidente mantém privilégios executivos cerca de dois anos após deixar a presidência e, por isso, não pode ser obrigado pelos parlamentares a testemunhar.
No mês passado, a comissão determinou que ele compareça ao Congresso até segunda-feira (14) para prestar depoimento e fornecer documentos relacionados ao ataque ao Capitólio.
Após uma série de audiências realizadas este ano, o presidente da comissão, Bennie Thompson, afirmou que “não deixou dúvidas” de que Donald Trump “liderou um esforço para pôr em perigo a democracia americana” ao incitar o ataque.
Mais de 900 pessoas foram acusadas pela promotoria de crimes relacionados à invasão do Capitólio. No mês passado, o Departamento de Justiça informou que 412 pessoas se declararam culpadas de uma das várias acusações federais.
Revogação de visto Governo Trump bate recorde com revogação de mais de 100 mil vistos
Acidente Cantor morre em acidente de avião com seis vítimas
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Ameaça Trump ameaça vice da Venezuela e afirma que ela pode “pagar preço maior”
Mercado de café Mercado de café segue pressionado apesar de alívio com suspensão de tarifas nos EUA
Incêndio Incêndio de grandes proporções atinge conjunto residencial e deixa ao menos 36 mortos 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Tempo nublado



