Quarta, 14 de Janeiro de 2026 06:17
75 98160-8722
Polícia Santo Amaro

Ricardo Machado lamenta não ter sido bem votado em Santo Amaro e acusa traição de alguns vereadores

Ex-prefeito lamenta que a cidade fica sem representação na Alba por causa de 6.500 votos.

06/10/2022 10h28 Atualizada há 3 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução / Santo Amaro Notícias
Foto: Reprodução / Santo Amaro Notícias

Ex-prefeito da cidade de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado (PT), concorreu ao cargo de deputado estadual nas eleições do dia 2 de outubro e não obteve êxito com 40.888 votos. Ricardo reclamou de ter sido traído por alguns vereadores da cidade e que, por esse motivo, não conseguiu ter os votos necessários para se eleger, deixando a cidade sem representação na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Ricardo disse que está meio triste e meio feliz com essa eleição. Feliz porque teve uma votação expressiva, ficando a frente de muitos candidatos que são deputados com mandato e triste porque teve mais votos do que outros que assumirão uma cadeira na Alba. “Vou digerir isso aos poucos”, disse.

Mesmo sem conseguir vencer, Ricardo se tornou o candidato mais votado da história da cidade de Santo Amaro, batendo o seu próprio recorde de 2006, quando foi candidato e obteve 9.998 votos. Esse ano ele teve 11.200 votos na cidade. O ex-prefeito ressaltou que preferiu não ir para o partido Avante, mesmo tendo sido convidado e, se lá estivesse, estaria eleito. Quis ficar em seu partido pela história que tem com ele. “Não poderia de forma alguma rasgar a minha biografia”, explica.

Ricardo ainda não encontrou com o governador Rui Costa, que disse que votaria nele. “Quando encontrar com ele vou dizer que não bastava só o voto, eu precisava do apoio também. Que me desse algumas lideranças em algumas cidades. Mas me sinto lisonjeado com o voto e a declaração do governador. Isso irá entrar para a história do meu currículo político. Pena que não foi o suficiente. Lutamos bastante e fomos votados em mais de 300 cidades”.

O ex-prefeito apostou muito na votação que teria nas cidades de Santo Amaro e Lauro de Freitas, mas que para azar de todos, não só dele, teve uma baixa votação que lhe trouxe prejuízos. “Se eu tivesse saído com 20 mil votos dessas duas cidades, hoje eu estaria eleito. Ou melhor, hoje não sou deputado por causa de 6.500 votos”.

Nessa eleição, em Santo Amaro, votaram quase 39 mil eleitores para deputado estadual. Menos os 11 mil que Ricardo teve, ficam 28 mil. Esses 28 mil foram distribuídos para muitos outros candidatos. “Qual compromisso esse pessoal tem com Santo Amaro? Porque as pessoas votaram nesses candidatos? Porque muitos vereadores votaram em candidatos que ninguém conhece? E também lideranças, ex-prefeitos? Tenho que dizer isso porque é verdade: muita gente não leva a política a sério. Quem perdeu foi Santo Amaro que poderia ter um deputado eleito, esposo da prefeita”, reclama.

Ele lamenta não ter conseguido ter feito o trabalho de formiguinha que pediu a toda militância que fizesse e que fez. Ricardo está frustrado porque não conseguiu sair de Santo Amaro com no mínimo 15 mil votos. “E uma enxurrada de candidatos que levaram os votos da cidade. Isso é muito triste. Vou bater nessa tecla até as pessoas se conscientizarem que política tem que ser levada a sério. Queremos saber se elas querem que a cidade seja realmente forte e boa de viver através da força política”.

Traição de vereadores da cidade

Informações dão conta de que alguns vereadores disseram que estavam apoiando Ricardo, mas ajudaram outros candidatos. Ricardo confirmou a situação e lamentou esse acontecimento. “Esses vereadores que me traíram não conhecem a história de Judas, que traiu Jesus. Agora teremos que saber separar o joio do trigo porque na política você pode conviver com tudo, inclusive com as forças ocultas, mas não pode conviver com traição”.

Para o ex-prefeito, você pode até conviver com o “traíra” que você não sabe. Isso porque não tem o poder de avinhar e não pode julgar, mas não com os declarados. “Quando você sabe que tem um traíra ao lado, só convive se for idiota. Não dá mais para conviver com pessoas convenientes, com falsos declarados. Isso prejudicou o projeto porque ele olhou para o umbigo dele e ganhou alguma vantagem nessa traição. Ninguém trai sem ganhar vantagem. Todo traidor tem um preço, ele se vendeu por alguma coisa”.

E quando trai, diz ainda o ex-prefeito, esses traidores levam pessoas inocentes que muitas vezes nem sabem em quem está votando porque são cinco pessoas para votar e confundem-se. “Ainda tive que contar com isso com pessoas que convivem comigo e está maquinando a traição. As pessoas saberão que são os traidores porque não temos condições de conviver com eles”.

Ele não quantificou quantos “traidores” são, mas disse que o povo já sabe. “Eles mesmos colocarão a carapuça em suas cabeças”.

Segundo turno

Ricardo acredita na eleição de Jerônimo Rodrigues no segundo turno, contrariando todas as pesquisas que foram lançadas para o Governo do Estado. “A diferença de 10% será bem maior. Já estamos vendo pessoas do grupo de lá que disseram que era melhor ele ter perdido no primeiro turno porque a pancada seria menor. A Bahia continuará com Jerônimo, Lula vai ser presidente e, se eu fosse deputado com Alessandra prefeita, imagine o tamanho do ganho que a cidade iria ter”.

Assumir Secretaria

Caso Jerônimo seja eleito governador, informações dão conta de que Ricardo possa assumir uma Secretaria do Estado. Questionado se já houve algum acordo a esse respeito, ele disse que tem certeza da eleição do candidato petista, mas em relação ao seu futuro ele prefere deixar para discutir isso após a eleição. “É lógico que os candidatos que contribuírem e que contribuem nesse processo eleitoral certamente tem seu espaço. Veremos após a eleição quais espaços serão esses”.

Agora ele disse que irá torcer e apoiar a sua esposa, Alessandra Gomes (PSD), prefeita de Santo Amaro, para recuperar a cidade e valorizar o deputado federal Paulo Magalhães que vem ajudando a cidade colocando recursos nela. “Passando a eleição conversarei com Jerônimo e Lula e vou ver qual convite será melhor, da Bahia ou Brasília, ou ficar por aqui mesmo”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.