O Corregedor Geral da Justiça, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, disse estar visitando todos os presídios do Estado. Ele esteve no Presídio Regional de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (30). "A nossa meta é conhecer a realidade carcerária, ver as dificuldades, ver os pontos positivos e negativos que possamos encontrar em determinados penitenciárias. O que pude observar em Feira de Santana é que é um complexo que eu diria satisfatório. Que satisfaz perfeitamente as exigências da Lei de Execuções Penais e está alinhada com as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o que eu pude perceber que é uma unidade que tem uma boa direção, com conhecimento de como dirigir e de sempre estar fazendo algo em prol da comunidade carcerária", disse.
Ele ressaltou ainda que o diretor da unidade, o policial penal José Freitas Júnior, é uma pessoa extremamente antenada juntamente com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), José Antônio Gonçalves. "Há uma sintonia entre a secretaria e a direção do presídio e de sorte aqui se faça cumprir a lei. Queria parabenizar a direção e a Secretaria de pelo que eu pude ver aqui. Pela organização, estrutura, cuidado, zelo, limpeza eu diria que é um presídio que satisfatoriamente está no ranking de um dos bons no Estado da Bahia", completou.
Ele disse que o quantitativo de agentes penitenciários ainda está aquém do necessário e o secretário se comprometeu em fazer com que mais funcionários sejam alocados para a unidade. "Precisa-se ainda alguns pontos de melhoria de estrutura como pintura, mas no rodo ele é bom. Demos de presente a unidade um retroprojetor porque estamos lançando um programa de remissão pela leitura".
Estava ainda presente nessa visita o juiz Antônio Henrique da Silva, titular da 2a da Vara Criminal de Feira de Santana, que também falou a visita. Ele elogiou também a estrutura do presídio que não tem apenas a parte da custódia, mas também tem uma estrutura administrativa, como um centro e a alimentação dos custodiados." Vimos aqui um ensopado de carne bem apresentável. O presídio de Feira de Santana não tem uma estrutura prisional adequada, mas dentro do possível vemos que a unidade está bem gerida e está fazendo um bom trabalho".
Já o juiz Fábio Falcão, titular da Vara de Execuções Penais, abordou o projeto de ressocialização que o Conselho Nacional de Justiça determina ou orienta. É o projeto "Mensagens do Cárcere". Esse projeto está sendo implementado no pavilhão feminino para as presas provisórias e condenadas. "Ele significa uma nova possibilidade de remissão da pena. As presas poderão, além de ter a remissão pela leitura, poderão também criar como manifestação cultural, respeitando as suas individualidades."
Recebidos os cadernos e livros, como será formada uma comissão, capitaneada pelo juiz Antônio Henrique da Silva, que é uma pessoa que tem experiência larga no mundo literário. "Nada mais justo e oportuno do que aproveitar tanta experiência e tanta energia que ele tem para colocar esse projeto em prática", finalizou.
Com informações do repórter Edvaldo Peixoto
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



