O Corregedor Geral da Justiça, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, disse estar visitando todos os presídios do Estado. Ele esteve no Presídio Regional de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (30). "A nossa meta é conhecer a realidade carcerária, ver as dificuldades, ver os pontos positivos e negativos que possamos encontrar em determinados penitenciárias. O que pude observar em Feira de Santana é que é um complexo que eu diria satisfatório. Que satisfaz perfeitamente as exigências da Lei de Execuções Penais e está alinhada com as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o que eu pude perceber que é uma unidade que tem uma boa direção, com conhecimento de como dirigir e de sempre estar fazendo algo em prol da comunidade carcerária", disse.
Ele ressaltou ainda que o diretor da unidade, o policial penal José Freitas Júnior, é uma pessoa extremamente antenada juntamente com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), José Antônio Gonçalves. "Há uma sintonia entre a secretaria e a direção do presídio e de sorte aqui se faça cumprir a lei. Queria parabenizar a direção e a Secretaria de pelo que eu pude ver aqui. Pela organização, estrutura, cuidado, zelo, limpeza eu diria que é um presídio que satisfatoriamente está no ranking de um dos bons no Estado da Bahia", completou.
Ele disse que o quantitativo de agentes penitenciários ainda está aquém do necessário e o secretário se comprometeu em fazer com que mais funcionários sejam alocados para a unidade. "Precisa-se ainda alguns pontos de melhoria de estrutura como pintura, mas no rodo ele é bom. Demos de presente a unidade um retroprojetor porque estamos lançando um programa de remissão pela leitura".
Estava ainda presente nessa visita o juiz Antônio Henrique da Silva, titular da 2a da Vara Criminal de Feira de Santana, que também falou a visita. Ele elogiou também a estrutura do presídio que não tem apenas a parte da custódia, mas também tem uma estrutura administrativa, como um centro e a alimentação dos custodiados." Vimos aqui um ensopado de carne bem apresentável. O presídio de Feira de Santana não tem uma estrutura prisional adequada, mas dentro do possível vemos que a unidade está bem gerida e está fazendo um bom trabalho".
Já o juiz Fábio Falcão, titular da Vara de Execuções Penais, abordou o projeto de ressocialização que o Conselho Nacional de Justiça determina ou orienta. É o projeto "Mensagens do Cárcere". Esse projeto está sendo implementado no pavilhão feminino para as presas provisórias e condenadas. "Ele significa uma nova possibilidade de remissão da pena. As presas poderão, além de ter a remissão pela leitura, poderão também criar como manifestação cultural, respeitando as suas individualidades."
Recebidos os cadernos e livros, como será formada uma comissão, capitaneada pelo juiz Antônio Henrique da Silva, que é uma pessoa que tem experiência larga no mundo literário. "Nada mais justo e oportuno do que aproveitar tanta experiência e tanta energia que ele tem para colocar esse projeto em prática", finalizou.
Com informações do repórter Edvaldo Peixoto
Feira de Santana Eleições 2026: José Ronaldo defende fortalecimento de candidatos de Feira de Santana
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (21)
Investimentos Aeroportos de Feira de Santana e Conde vão receber investimentos federais para infraestrutura
Alerta Alerta de chuvas intensas em Feira de Santana prevê risco de alagamentos e quedas de energia
Feira de Santana Prefeitura cria Grupo Institucional para fortalecer ações do Minha Casa, Minha Vida
Arroba do boi Arroba do boi se mantém em R$ 310 e chuvas podem influenciar oferta nas próximas semanas 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas



